metropoles.com

Ibaneis quer PMDF com poder para fechar bares e restaurantes na pandemia

Governador adiantou que trabalha em uma portaria para que a Polícia Militar possa autuar estabelecimentos que descumprirem regras

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para início das obras nas quadras 502 à 508 e 513 à 516 Sul e entrega reforma das quadras 509/510 Sul
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para início das obras nas quadras 502 à 508 e 513 à 516 Sul e entrega reforma das quadras 509/510 Sul - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Durante evento de entrega da revitalização de espaços na W3 Sul, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que fará com que a Polícia Militar do DF (PMDF) possa autuar e fechar bares e restaurantes que descumprirem o decreto que prevê o fechamento desses estabelecimentos às 23h.

“Agora, estamos trabalhando em uma portaria conjunta para que a Polícia Militar também tenha o poder de fechar e autuar esses estabelecimentos”, revelou o chefe do Palácio do Buriti.

Apesar da promessa para enrijecer a fiscalização, Ibaneis declarou que a quantidade de comerciantes descumprindo as novas regras diminuiu. “Em primeiro lugar, temos de dizer que reduziu bastante a quantidade. Temos de parabenizar aqueles que cumpriram (o decreto)”, ressaltou, acrescentando que os que não cumpriram foram, “em grande parte, multados ou então fechados”.

Segundo Ibaneis, a publicação do decreto foi feita após observar o descumprimento de regras de distanciamento social nesse tipo de comércio. “Quando saímos com esse decreto, já havia uma verificação de descumprimento nesses ambientes; por isso, fizemos exatamente focado nos bares e restaurantes”, justificou. “Nós esperamos que as pessoas tenham consciência, não existe vacina ainda que seja distribuída à população. A doença tá aí”, alertou o governador.

Além dos estabelecimentos comerciais, festas clandestinas promovem aglomerações no DF. Para combatê-las, no entanto, o chefe do Executivo regional pediu apoio aos brasilienses. “Sabemos que há pessoas que estão arrecadando valores e fazendo festas como se fossem reuniões privadas. Nesse caso, dependemos muito de denúncias”, destacou Ibaneis.

Para denunciar, basta contatar as centrais telefônicas 190 (PMDF) e 162 (DF Legal). Dessa forma, “vamos lá providenciar o fechamento”, avisou o governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?