metropoles.com

Secretário de Educação e presidente do FNDE querem fomentar programas no DF

Durante almoço nesta quarta-feira, foram discutidas alternativas para o reforço de fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
FNDE 1
1 de 1 FNDE 1 - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O secretário de Educação do Distrito, Leandro Cruz, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, iniciaram, nesta quarta-feira (5/8), uma aproximação institucional com o objetivo de beneficiar o Governo do Distrito Federal (GDF) com os projetos tocados pela instituição ligada ao governo federal.

Durante um almoço realizado na sede da secretaria, Lopes da Ponte indicou que uma das prioridades do FNDE é reforçar o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).“Estamos à disposição para construir a melhor forma de fortalecer o programa no DF”, afirmou Renata D’ Aguiar, diretora de Gestão de Fundos e Benefícios da entidade, também presente na reunião.

No mesmo encontro, a diretora compartilhou informações importantes sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que beneficia milhares de estudantes da graduação. Na semana passada, o governo federal publicou resolução do Comitê Gestor do fundo, detalhando os critérios e procedimentos para pedidos de suspensão dos pagamentos do Fies até 31 de dezembro, data final de vigência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil.

“Aqueles estudantes que estavam adimplentes até o dia da publicação de calamidade pública já podem solicitar a suspensão de pagamento das parcelas nos canais de atendimento da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. E aqueles estudantes que estavam com atraso não superior a 180 antes do decreto devem aguardar que, em breve, os dois bancos vão oferecer os canais específicos para o pedido. Dessa forma, os estudantes que foram contemplados vão poder alocar esses recursos para as dispensas básicas de suas famílias no período de pandemia”, explicou.

0
Benefício

Segundo o FNDE, no Brasil cerca de 1,5 milhão de estudantes podem requerer o benefício, previsto na Lei nº 14.024/2020, publicada no último dia 10 de julho. A suspensão vale para os pagamentos em fase de utilização, carência ou amortização e, para requerê-la, os possíveis beneficiários precisam procurar os agentes financeiros (Banco do Brasil e Caixa) nos canais de atendimento que ainda serão disponibilizados pelos bancos para essa finalidade.

As datas de início do atendimento serão divulgadas pelos próprios agentes financeiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?