MEC divulga nesta 3ª resultado das chamadas do Prouni e do Fies. Confira

Os resultados estarão disponíveis a partir desta terça-feira nas páginas do Prouni e do Fies, segundo cronograma do Ministério da Educação

atualizado 04/08/2020 8:17

Bolsas, como o ProUni, são oportunidades para evitar gastos. Estudar para o Enem é vital nesse casoReprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (4/8) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) e da primeira e única chamada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior. Já o Fies, tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

Até a publicação desta reportagem, a pasta, comandada pelo pastor presbiteriano Milton Ribeiro, não informou qualquer adiamento do cronograma. Procurado, o Ministério da Educação não se manifestou.

Veja como conferir se foi selecionado:

Prouni

Os resultados estarão disponíveis a partir desta terça-feira na página do Prouni (acesse aqui) e nas instituições de ensino participantes do programa.

O candidato deve apresentar na instituição em que foi pré-selecionado, no período estabelecido no cronograma, os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Caso não seja selecionado, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas.

Para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente confirmar, na página do Prouni, entre 18 e 20 de agosto, o interesse na bolsa.

Fies

O candidato pode consultar o resultado no endereço eletrônico e junto às instituições para as quais tenha se inscrito. A complementação das inscrições deve ser feita até quinta-feira (6/8).

O prazo de inscrições do Fies começou na última terça (28/7) e terminou na sexta-feira (31/7).

“É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta ao resultado e ao cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações”, explica o MEC, em nota.

Os candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies devem complementar as informações da inscrição no sistema (acesse aqui), conforme prazo determinado em edital, para contratação do financiamento.

Os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.

Pode Fies e Prouni juntos?

Na prática, o bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no Edital do processo seletivo vigente.

É vedado ao bolsista parcial do Prouni, no entanto, usufruir simultaneamente, em cursos ou instituições de ensino diferentes, a bolsa concedida pelo Prouni e o financiamento concedido no âmbito do Fies.

No caso do bolsista integral do Prouni, só poderá obter o Fies, caso tenha a bolsa encerrada.

0

Últimas notícias