metropoles.com

PSDB-Cidadania oficializa Izalci como candidato ao Palácio do Buriti

A convenção da Federação oficializou, na manhã desta sexta-feira (5/8), o senador tucano Izalci Lucas como candidato a governador do DF

atualizado

Compartilhar notícia

André Violatti/Especial para o Metrópoles
Homem velho com cabelos grisalhos com as duas mãos para cima mostrando dedos
1 de 1 Homem velho com cabelos grisalhos com as duas mãos para cima mostrando dedos - Foto: André Violatti/Especial para o Metrópoles

A convenção da Federação PSDB-Cidadania oficializou, na manhã desta sexta-feira (5/8), o senador tucano Izalci Lucas como candidato a governador do Distrito Federal. No evento, também foram confirmados os demais candidatos para a Câmara Legislativa e para a Câmara dos Deputados.

Comandada pela direção nacional da Federação, de maneira virtual e sem transmissão ao vivo, a convenção determinou que Izalci definirá as alianças partidárias e a composição da chapa majoritária.

Bastidores

Segundo Izalci, o Cidadania não teria encaminhado a relação dos candidatos que vão concorrer nas eleições desse ano para a Federação. Com isso, o senador defendeu 60% das candidaturas para o PSDB e 40% para o Cidadania. Até então, o acordo pelo estatuto da Federação era que 70% seriam do Cidadania e 30% do PSDB.

Como deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) não teria enviado a documentação dos candidatos, Izalci lançou sua decisão na convenção desta manhã. Porém, Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, fez um apelo para que o candidato ao Buriti mantivesse o acordo inicial.

“Não vou abaixar a cabeça”, diz Belmonte em novo ato em que se diz candidata ao GDF

Por fim, o tucano concordou desde que Belmonte enviasse os documentos para que soubessem quais os candidatos que o partido iria lançar.

Por outro lado, fontes ligadas a Paula Belmonte defendem que o Cidadania fez uma ata, que foi registrada no TSE, com os nomes aprovados.

O senador e a deputada federal travavam uma verdadeira queda de braço sobre qual dos dois políticos conduziria o processo eleitoral na capital federal. Para o senador, a presença do presidente nacional do Cidadania no evento desta sexta legitima a legalidade da convenção que o escolheu como candidato ao GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?