metropoles.com

População já pode apresentar projetos de lei à Câmara Legislativa

Propostas de iniciativa precisam ter a assinatura de pelo menos 20 mil eleitores, que também podem propor CPIs

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-10-06 at 21.12.03
1 de 1 WhatsApp Image 2017-10-06 at 21.12.03 - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Você sabia que a população pode ingressar com pedidos de projeto de lei e ainda de abertura de comissões parlamentares de inquérito (CPI) na Câmara Legislativa? Uma das normas, a Lei nº 5.608/2016, regulamenta o dispositivo da Lei Orgânica do DF sobre a iniciativa popular.

Outra, de maio de 2016, foi promulgada para tornar possível a proposição pela população até de CPI na CLDF. As duas propostas são de autoria do distrital Ricardo Vale (PT).

“Leis que incentivam a participação popular são essenciais para as pessoas se sentirem mais próximas da política, o único instrumento possível, na democracia, para mudar a qualidade de vida do povo”, defende Ricardo Vale.

As novas regras já rendem alguns resultados. Logo após a regulamentação das medidas, uma comissão de servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) entregou pedido de criação de CPI para investigar indícios de corrupção na gestão da empresa. O fato ocorreu em agosto de 2016.

Este ano, há mobilização para recolher assinaturas destinadas a um projeto de lei de iniciativa popular. Lançada em janeiro, a campanha “Câmara mais barata” tem o objetivo de propor uma norma que reduza os gastos da Casa. A iniciativa partiu do Observatório Social de Brasília (OSBrasília) e do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?