metropoles.com

OAB Federal mantém sub judice registro da chapa de Thais Riedel no DF

Conselho Federal havia determinado a reavaliação do pedido de impugnação da chapa Você na Ordem por questionamentos nas cotas raciais

atualizado

Compartilhar notícia

Rayan Ribeiro/Divulgação
Pessoas na rua segurando cartaz grande
1 de 1 Pessoas na rua segurando cartaz grande - Foto: Rayan Ribeiro/Divulgação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manteve sub judice, neste sábado (20/11), o registro da chapa Você na Ordem, liderada pela advogada Thais Riedel. Com a decisão, o grupo poderá se manter na disputa para o comando da OAB-DF até que o julgamento final seja realizado.

Na última sexta-feira (19/11), a entidade nacional havia concedido uma liminar para suspender a decisão que autorizou o registro da chapa e determinou a reavaliação do caso.

 

0

Relator do processo, o conselheiro Duilio Piato Júnior atendeu a um pedido da chapa Avança Mais OAB, encabeçada pelo presidente licenciado da seccional do DF e candidato à reeleição, Délio Lins e Silva Júnior. Ele acusa o grupo opositor de irregularidades no cumprimento da cota de 30% de candidaturas negras.

“Diante das informações prestadas e da proximidade do pleito, rerratifico a decisão apenas para esclarecer que a inscrição e participação da chapa ‘VOCÊ NA ORDEM’ poderá ocorrer na eleição marcada para o dia 21/11/21, sub judice, até o posterior julgamento do Recurso perante a Terceira Câmara do Conselho Federal da Ordem dos Advogado do Brasil”, escreveu no mais novo despacho.

Piato Júnior também reforçou que a nova decisão ocorre neste sábado, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.

“Profícua a análise desse caso nesse dia especial, instituído pela Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, Dia Nacional da Consciência Negra, que gerou toda a discussão de cotas no país”.

O outro lado

Ao Metrópoles, a chapa Você na Ordem lamentou o que classificou como “uso político” da chapa que representa a atual gestão da OAB-DF. De acordo com a assessoria de imprensa, o máximo que pode ocorrer é a substituição por outras pessoas.

“Desde ontem (19/11), a chapa encabeçada pelo presidente e candidato à reeleição, Délio Lins e Silva Jr vem divulgando inverdades, sugerindo que a chapa Você na Ordem estaria fora do processo eleitoral, depois de uma manobra de Délio. A chapa Você na Ordem está regular, vai disputar com tranquilidade as eleições amanhã e repudia de maneira veemente a tentativa desonesta da chapa da situação de vencer no tapetão as eleições”, iniciou.

“O respeito ao processo democrático é princípio primeiro de qualquer sociedade civilizada. Nós, advogadas e advogados juramos, quando entramos para a Ordem dos Advogados do Brasil, defender a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, continuou.

“A chapa encabeçada por Délio demonstra, com a manobra judicial e a divulgação de fake news, que prefere eliminar a concorrência que participar de um debate honesto de projetos e ideias, além de total desprezo pela democracia e pela profissão que ele jurou defender. Não é digno da cadeira que ocupa e não tem estatura democrática para conduzir a OAB-DF”, finalizou.

Veja o despacho:

Despacho. Medida Cautelar 49.0000.2021.009152-1 by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?