metropoles.com

MPF acolhe denúncia e investiga abandono de palacete imperial no Rio

Prédio imperial é do patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está há cerca de 20 anos sem utilização e tem se deteriorado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Instagram
palacete
1 de 1 palacete - Foto: Reprodução / Instagram

O Ministério Público Federal (MPF) acolheu uma denúncia e passou a investigar o abandono de um prédio histórico no centro da cidade do Rio de Janeiro. Datado de 1862, o palacete fica na esquina da Rua Visconde do Rio Branco com o Campo de Santana e está abandonado há cerca de 20 anos.

“Aqui no Rio, o patrimônio histórico e cultural está complementarmente abandonado e decidi apresentar essa denúncia aos órgãos competentes”, afirmou ao Metrópoles o guarda municipal Rodrigo Figueiredo, autor do alerta.

Figueiredo é membro do Movimento Policiais Antifascismo e da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+. Ele tem alertado as autoridades nacionais sobre a falta de recursos federais que resultaram na situação do palacete imperial.

De acordo com o perfil Rio Antigo, do Instagram, o imóvel é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde abrigou o Instituto de Eletrotécnica, a Escola de Comunicação e a Escola Politécnica da instituição “até seu abandono total”.

“Ao longo dos anos, já ouvimos falar de planos para transformar o local em centro de Arqueologia, em lugar de memória da eletricidade e até em um museu sobre o carnaval. Como sempre, nenhum desses projetos vingou. E a cada dia o prédio vai se deteriorando mais. Grande parte do telhado já caiu e até pedaços da fachada (um risco para os pedestres). As autoridades vão esperar que o prédio desabe ou pegue fogo para fazer alguma coisa?”, provoca o texto.

O Metrópoles acionou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou que “o prédio citado está cedido ao Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]”. O órgão, por sua vez, também foi procurado, mas não havia se posicionado até a publicação da reportagem. O conteúdo será atualizado quando houver manifestação oficial.

Veja a publicação:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?