metropoles.com

MPE alerta Arthur Lira sobre inconstitucionalidade na reforma eleitoral

Vice-procurador eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco afirmou que texto poderá ser questionado na Justiça caso seja mantido como está

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, faz pronunciamento à imprensa, no Salão Verde da Câmara dos Deputados
1 de 1 O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, faz pronunciamento à imprensa, no Salão Verde da Câmara dos Deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, alertou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre possíveis inconstitucionalidades em trechos da reforma política que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Por meio de um ofício, representante do órgão fiscalizador indicou a existência de vício de iniciativa na proposta que tramita no Congresso Nacional.

Gonet Braco sublinha a tentativa do novo texto alterar atribuições da procuradoria eleitoral, o que só poderia ocorrer a partir de uma provocação do procurador-geral da República, Augusto Aras.

“Nessas circunstâncias, o texto destinado à organização e atribuições do Ministério Público Eleitoral que está sendo discutido no bojo do mencionado PLC nº 112/2021 padece de vício de iniciativa, por ter brotado no debate parlamentar, e por conseguinte sofre de  inconstitucionalidade”, avaliou o vice-procurador.

Ainda no documento, o representante do Ministério Público sugere a retirada dos itens do texto principal para evitar que o novo Código Eleitoral seja questionado na Justiça.

“Assim posta a questão, pondero a Vossa Excelência que, para prevenir inconstitucionalidade do diploma, o texto ora contido nos artigos 102 a 105 merece ser retirado do projeto”, finalizou.

Veja o documento:

OF 194-21 – Presidente da CD – Projeto de Lei Complementar nº 112-2021. Código Eleitoral. by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?