metropoles.com

Ibaneis reforça que AstraZeneca e Janssen serão usadas como 3ª dose

Decisão ocorre até chegada de mais lotes da vacina da Pfizer, que está com os estoques em baixa e será reservado para grávidas e puérperas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha assina autorização para reforma do terminal de ônibus de Brazlândia
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha assina autorização para reforma do terminal de ônibus de Brazlândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reforçou que, a partir desta sexta-feira (11/2), a Secretaria de Saúde aplicará as fórmulas da Janssen e da AstraZeneca como doses de reforço para a população adulta do Distrito Federal.

A decisão ocorre até a chegada de lotes adicionais da vacina da Pfizer-BioNTech, que está com os estoques em baixa e será reservado para grávidas e puérperas (veja abaixo).

“A partir desta sexta-feira (11/2), maiores de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses serão imunizados com AstraZeneca ou Janssen como reforço, independentemente de qual foi a primeira dose. Para aqueles que receberam a Janssen, o modelo continua o mesmo: a dose de reforço deve ser aplicada dois meses depois. Só a vacinação pode fazer com que voltemos à normalidade. Vacinem-se”, escreveu o emedebista nas redes sociais.

Veja a publicação:

Mudanças

O comitê gestor de operacionalização da vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Saúde deverá manter as alterações nas regras até a chegada de mais doses da Pfizer, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Hoje, o DF conta com cerca 76.050 doses do imunizantes na Rede de Frio Central, além do que está nos locais de vacinação.

Dessa forma, maiores de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses serão imunizados com AstraZeneca ou Janssen como reforço, independentemente se a primeira e a segunda doses foram com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer.

Já para quem recebeu a vacina da Janssen o modelo continua o mesmo: a dose de reforço deve ser aplicada dois meses após a primeira vacina.

Com baixa da vacina Pfizer, DF aplica reforço da AstraZeneca e Janssen

Veja, na galeria, como cada tipo de vacina funciona:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Grávidas e puérperas

Outra exceção são as grávidas e puérperas, que devem receber a dose de reforço da Pfizer quatro meses após a segunda dose. Neste caso, a mulher precisa levar um exame que comprove a gestação.

Quem recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer-BioNTech tem a segunda dose garantida, com esse mesmo imunizante. Já aqueles que forem receber a primeira dose podem decidir entre AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen. Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos devem receber o imunizante Pfizer.

Não há alteração prevista para a vacinação infantil. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com CoronaVac. Aquelas de 5 anos ou imunossuprimidas recebem a versão infantil do imunizante da Pfizer-BioNTech.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?