metropoles.com

GDF libera 70 mil vagas para vacinação de pessoas acima de 25 anos com comorbidades

Agendamento estará disponível a partir do meio-dia de sexta-feira (28/5) e a vacinação começa no sábado (29/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, confirmou nesta quinta-feira (27/5) a liberação de 70 mil vagas de agendamento para vacina contra a Covid-19 de novos grupos prioritários incluídos no plano local de vacinação. Segundo ele, a nova fase inclui pessoas acima dos 25 anos com comorbidades, o que inclui o último grupo inserido pelo Ministério da Saúde, de Doenças Neurológicas Crônicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, para essas pessoas, o agendamento estará disponível ao meio-dia de sexta-feira (28/5) e a vacinação começa no sábado (29/5). O paciente que conseguir agendar sua dose de vacina poderá comparecer ao local de vacinação selecionado a partir de sábado, conforme horário de funcionamento das unidades.

Também serão disponibilizadas 2.083 vagas destinadas aos profissionais aeroportuários, que pela primeira vez serão contemplados pela campanha de vacinação contra a Covid-19, e outras 2.601 vagas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.

“Já são 10 mil em disponibilidade para profissionais de saúde. Serão mais 70 mil para comorbidades, além de aeroportuários e também as forças de segurança e forças armadas. Então, são vacinas que já estão sendo programadas para serem aplicadas”.

A pasta explica que a medida foi necessária para facilitar o agendamento que, com diversos acessos simultâneos, as intercorrências no sistema de registros sejam minimizadas.

Na última quarta-feira (26/5), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a previsão divulgada anteriormente. O primeiro lote de 78 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram no final da manhã. O segundo lote desembarcou em Brasília por volta das 14 horas, com 10.530 doses da vacina da Pfizer.

Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?