Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Janela Indiscreta

Ex-diretor do Detran-DF, Luis Riogi Miura morre vítima de um câncer

Especialista em trânsito foi um dos responsáveis pela implantação da campanha Paz no Trânsito, que reeducou o respeito às faixas de pedestre

17/08/2020 15:43, atualizado 17/08/2020 16:36
Compartilhar notícia
André Borges/Agência Brasília
Ex-diretor do Detran-DF, Luis Riogi Miura morre vítima de um câncer

O ex-diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) Luis Riogi Miura morreu nesta segunda-feira (17/8), em Brasília, vítima de um câncer. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo Detran. O corpo será cremado em cerimônia privada, nesta terça-feira (18/8), em Valparaíso (GO).

Miura comandou o Detran de 1995 a 1999, durante a gestão do então governador Cristovam Buarque (Cidadania). Foi na gestão dele que o programa Paz no Trânsito foi implementado no Distrito Federal, fruto de uma parceria com o publicitário Dimas Thomas, criador do slogan “Dê sinal de vida” – uma forma de reeducar motoristas brasilienses sobre a obrigatoriedade de parar nas faixas de pedestres (foto).

A campanha fez com que a capital da República ficasse internacionalmente conhecida pelo respeito às faixas. Atualmente, o especialista em trânsito estava aposentado do Detran e prestava consultorias para reduzir índices da criminalidade no trânsito. Recentemente, coordenou a instalação de faixas de pedestres na cidade paranaense de Maringá.
Luta pela vida

O ex-gestor do Detran lutava contra o câncer há anos. Ele tinha 71 anos e era casado com Catharina Shisuka Fukushima, pai de três filhos e morador apaixonado de Taguatinga.

Psicólogo de formação, era servidor aposentado do Detran desde fevereiro de 2000.

Para o atual diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, Luis Miura deixou um legado inigualável para o trânsito do Distrito Federal.

“Um dos grandes aprendizados que o Miura nos deixa é que o trânsito precisa ser mais humano. Ele pensava muito na vida das pessoas no trânsito e atuava no sentido de protegê-las. Miura sempre esteve à frente do seu tempo, visionário e corajoso, ele criou, participou e apoiou ações extremamente importantes para a história do trânsito do DF e de outros estados. A ele, o nosso eterno muito obrigado”, finalizou Zélio.
Ex-diretor do Detran-DF, Luis Riogi Miura morre vítima de um câncer - destaque galeria
5 imagens
Brasília adotou o sinal de vida e passou a atravessar as ruas na faixa, incentivada por campanha capitaneada por Miura
Carro avança faixa de pedestres na zona central de Brasília
Números são frutos da comparação com o primeiro semestre do ano passado
De janeiro a junho, 4.466 condutores foram autuados em 2021
E disparou contra o rapaz oito vezes
1 de 5

E disparou contra o rapaz oito vezes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília adotou o sinal de vida e passou a atravessar as ruas na faixa, incentivada por campanha capitaneada por Miura
2 de 5

Brasília adotou o sinal de vida e passou a atravessar as ruas na faixa, incentivada por campanha capitaneada por Miura

Reprodução/english.cri.cn
Carro avança faixa de pedestres na zona central de Brasília
3 de 5

Carro avança faixa de pedestres na zona central de Brasília

Michael Melo/Metrópoles
Números são frutos da comparação com o primeiro semestre do ano passado
4 de 5

Números são frutos da comparação com o primeiro semestre do ano passado

Michael Melo/Metrópoles
De janeiro a junho, 4.466 condutores foram autuados em 2021
5 de 5

De janeiro a junho, 4.466 condutores foram autuados em 2021

André Borges/Agência Brasília