metropoles.com

Cristovam Buarque e Rosso disputarão Senado em chapa com PSDB e PTB

Nome ao Palácio do Buriti só será definido daqui a 30 dias, após análise de pesquisas eleitorais: pelo menos nove partido integram aliança

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / PTB
Cristovam Rosso
1 de 1 Cristovam Rosso - Foto: Divulgação / PTB

Isolado pela esquerda desde que votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Cristovam Buarque (PPS) será candidato à reeleição com o apoio da chamada direita no Distrito Federal. Tanto ele quanto o deputado federal Rogério Rosso (PSD) serão os nomes ao Senado da chapa composta atualmente pelo PTB, PSDB, PSC, PRB, PMB, PPL e PSDC, além das siglas as quais os dois políticos estão filiados. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10/4) durante reunião dos representantes partidários.

Apesar de ter sacramentado os nomes majoritários ao Legislativo, o grupo ainda não definiu, contudo, quem encabeçará a corrida ao Palácio do Buriti – até agora, são pelo menos três pretendentes. Pelas articulações internas, o ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) é um dos que almeja disputar a corrida ao governo local. Além dele, Izalci Lucas (PSDB) e Gondim Carneiro (PMB) também trabalham pela indicação do grupo.

A ideia é esperar resultados de pesquisas eleitorais para avaliar viabilidades e, principalmente, rejeições – fator que impede o crescimento do candidato nas pesquisas ao decorrer da campanha. Caso se concretize até agosto, a aliança garantirá 30% do tempo reservado ao horário eleitoral, mesmo sem a participação do PDT na coligação.

Presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) estava alinhado com Cristovam, mas desistiu da campanha ao Buriti quando decidiu levar o apoio ao grupo liderado pelo ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat (PR). Valle quer ser referendado como candidato ao Senado Federal na chapa adversária, apesar de resistências internas de correligionários. Além do PR e PDT, podem estar na possível aliança com Frejat o MDB, o PP, o Avante e também o DEM.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?