metropoles.com

Coronavírus: Procon-DF notifica 500 farmácias por preço abusivo

De acordo com o órgão, há outras 767 denúncias em apuração por sobrepreço de álcool em gel, máscaras e luvas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
procon
1 de 1 procon - Foto: Divulgação

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) informou, nessa terça-feira (31/03), que já notificou pelo menos 500 farmácias e drogarias do Distrito Federal por superfaturamento de produtos usados na prevenção do novo coronavírus, como álcool em gel, luvas e máscaras.

Desde o início da crise causada pela pandemia da Covid-19, o órgão de fiscalização já recebeu 767 denúncias de comportamentos abusivos de empresas locais.

“Este trabalho foi importante para a apreensão de mais de mil produtos de origem e qualidade duvidosa. Para os próximos dias, serão verificadas reclamações feitas por todo o DF sobre preços abusivos de alimentos praticados por alguns supermercados”, disse Larissa Galvão, presidente da Associação dos Fiscais do Procon-DF.*.

Fiscalização diária

Segundo Larissa, neste período de quarentena, 21 fiscais têm agido diariamente em todo o DF para combater os excessos cometidos por algumas lojas.

Caso preços e práticas abusivos sejam comprovadas, o Procon-DF vai abrir processo administrativo. A loja poderá ser alvo de multa, interdição e, até, cassação de registro. Sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O valor da multa no bolso do estabelecimento varia conforme vários fatores. Como, por exemplo, a vantagem auferida com o preço abusivo, a reincidência na prática ilegal e a própria condição econômica do negócio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?