metropoles.com

Cláudio Abrantes anuncia que deixará liderança do governo Ibaneis na CLDF

Em conversa com o governador do DF, o deputado distrital comunicou que vai se dedicar exclusivamente à Comissão de Assuntos Fundiários

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves / GDF
abrantes
1 de 1 abrantes - Foto: Renato Alves / GDF

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) anunciou nesta quarta-feira (16/12) que deixará a liderança do governo Ibaneis Rocha (MDB) na Câmara Legislativa (CLDF) a partir de janeiro de 2021. Durante reunião no Palácio do Buriti com o chefe do Executivo, o parlamentar justificou a decisão por querer se dedicar à Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), para a qual foi eleito presidente.

“Após dois anos de muito trabalho e de muita produtividade, nós chegamos a um comum acordo, até para que eu possa me dedicar mais à Comissão de Assuntos Fundiários, que tem muitas pautas importantes para o próximo biênio. Por isso, deixo a liderança do governo. Agradeço a confiança do governador, dos membros do governo e sigo agora na nova missão, tão importante quanto. Fica o meu agradecimento e a sensação de dever cumprido com a população do Distrito Federal”, disse à coluna Janela Indiscreta, do Metrópoles.

Ainda na campanha que deu a vitória para o então candidato Ibaneis Rocha, em 2018, Abrantes decidiu abandonar as sinalizações do PDT ao anunciar apoio para a chapa do emedebista. Após a vitória, o distrital passou a ser um dos interlocutores mais fortes do chefe do Executivo, motivo que o fez assumir a liderança do governo na Câmara Legislativa.

Diálogo

Durante o período em que ocupou a função, enfrentou momentos de turbulência, mas o perfil discreto e de diálogo entre as várias frentes ideológicas ajudou na construção de vitórias para o Executivo local.

Com a decisão de Cláudio Abrantes, o governador terá de escolher um nome que agregue não apenas os apoiadores do governo, mas também o chamado centrão. O grupo de deputados autodenominados “independentes” tem incomodado o Palácio do Buriti, principalmente nas pautas que necessitam de maior quórum para aprovação no plenário.

Com o recesso da Câmara Legislativa, a possibilidade é que Ibaneis Rocha adie o anúncio do novo representante do Executivo local na CLDF apenas para o ano que vem, nas proximidades da reabertura do segundo biênio da atual legislatura. A tendência é que a função seja ocupada pelo distrital Hermeto (MDB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?