metropoles.com

Avião do Juízo Final e equipado para guerras faz pouso em Brasília

Aeronave trouxe secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, que participará da Conferência dos Ministros das Defesas das Américas

atualizado

Compartilhar notícia

Força Aérea Americana / Reprodução
nightwatch
1 de 1 nightwatch - Foto: Força Aérea Americana / Reprodução

Conhecido mundialmente como o avião do fim do mundo ou avião do Juízo Final, o E-4B Nightwatch pousou no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek na noite de segunda-feira (26/7). Ele segue na Base Aérea de Brasília.

O modelo trouxe o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, um dos participantes da Conferência de Ministros da Defesa das Américas. Tem a capacidade de transportar até 112 passageiros.

O Nighwatch é uma adaptação do 747 com um aditivo de função de posto de comando avançado aéreo. Para se ter ideia, no caso de uma grande guerra ou de uma catástrofe nacional, a aeronave consegue, dos céus, comandar  a maior força militar do mundo, com vários dias em voo de autonomia.

O avião tem estrutura feita para blindagem térmica e até mesmo contra efeitos de uma explosão nuclear. Há, internamente, a possibilidade de, mesmo atacado, manter comunicação com os principais líderes mundiais.

Autonomia

O modelo é ainda herança da Guerra Fria, houve investimento armamentista nuclear tanto dos EUA quanto da União Soviética. Atualmente, são quatro modelos parecidos existentes no mundo.

O avião do Juízo Final é a aeronave com maior custo de hora voada de toda a frota norte-americana e chega a custar cerca de US$ 160 mil por cada hora de voo (o equivalente a pouco mais de R$ 800 mil).

O nome oficial do avião é Nightwatch, o que em tradução livre significa “vigilante noturno”. A alcunha faz referência justamente aos dias sombrios de uma guerra ou até do próprio apocalipse.

A Conferência de Ministros da Defesa das Américas ocorre em Brasília até a próxima sexta-feira (29/7) e vai reunir ministros de 34 diferentes nações. Eles serão recebidos pelo ministro Paulo Sergio Nogueira de Oliveira.

“A reunião multilateral é o principal fórum entre países das Américas no setor de defesa e segurança. Tem como principal finalidade promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate e o intercâmbio de ideias e experiências no campo da defesa e da segurança”, diz o Ministério da Defesa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações