metropoles.com

Aos 81 anos, morre fundador do PSDB-DF Antônio Barbosa

Barbosa sofria de fibrose pulmonar e estava internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Antônio Barbosa
1 de 1 Antônio Barbosa - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Antônio Luiz Barbosa, um dos fundadores do PSDB-DF, morreu neste domingo (13/6) aos 81 anos. Ele sofria de fibrose pulmonar, doença degenerativa, e estava internado no hospital Santa Lúcia, em Brasília. Após longo tratamento, no entanto, acabou não resistindo à doença. Teve uma parada cardiorrespiratória e o óbito foi confirmado no início da tarde.

Barbosa foi secretário de Meio Ambiente do DF na gestão do ex-governador Joaquim Roriz. Ele era formado em direito, e também foi diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). Atuou em diversos cargos dentro do PSDB. Como secretário-geral da sigla, foi um dos responsáveis por apoiar a candidatura do hoje governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB).

Em 2018, junto com integrantes do PSDB, Barbosa deixou o apoio a Alberto Fraga (DEM), aliado do presidente do ninho tucano local, senador Izalci Lucas, e seguiu para o lado do candidato vitorioso emedebista. Ainda não há confirmações para o horário do velório e sepultamento do corpo de Antônio Barbosa.

Ao Metrópoles, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (sem partido) lamentou a perda do ex-correligionário. “Ontem fiquei muito triste com a morte do[ex-vice-presidente] Marcos Maciel, meu grande amigo. Agora, a despedida do querido Barbosa. Todos os dias uma triste notícia”, disse.

Presidente do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), Gustavo Dias Henrique afirmou à coluna que a morte do ex-líder tucano deixa uma lacuna na cena política da cidade.

“Lamento muito o falecimento desse homem que nos ensinou demais, sempre com equilíbrio e amizade, na época da juventude do PSDB. Ele me lançou e me incentivou no movimento juvenil partidário naquele momento. Doutor Barbosa foi o braço direito do ex-deputado constituinte e ex-presidente do PSDB-DF, o saudoso Geraldo Campos”, afirmou.

“Meu pai, Antônio Henrique, também fundador do PSDB e pioneiro na fundação de Brasília, os acompanhou nos movimentos dos servidores do DF desde a década de 1970. Uma perda inestimável para a cidade onde ocupou com tanto amor diversos cargos públicos relevantes, sempre com dedicação e muita ética”, disse.

Pesar

No Instagram, o secretário de Economia do DF, André Clemente, também lamentou a morte do também auditor fiscal Antônio Luiz Barbosa.

Ele foi presidente da Associação dos Auditores Tributários do DF (AAFIT) por vários mandatos e trabalhou incansavelmente pela carreira e pela melhoria constante do serviço público.

“Em nome da Secretaria de Economia do Distrito Federal, me solidarizo aos familiares e amigos”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?