metropoles.com

Aeroporto de Brasília constrói usina para abastecimento de energia solar

Placas fotovoltaicas produzirão energia limpa sustentável equivalente ao abastecimento de 1.462 casas populares

atualizado

Compartilhar notícia

O Aeroporto Internacional de Brasília está a um passo para começar a produzir a própria energia elétrica. Concessionária responsável pelo terminal, a Inframerica afirmou, nessa sexta-feria (05/06), que está na fase final da construção de uma unidade de usina fotovoltaica para geração de energia de fonte solar que servirá para abastecer parte do consumo do terminal aéreo.

De acordo com a Inframerica, as obras tiveram início em janeiro e a usina deve começar a operar em julho. Embora a pandemia do novo coronavírus tenha reduzido o fluxo aéreo, o planejamento e a execução do projeto seguiram em frente com o objetivo de reduzir a pegada de carbono da operação aeroportuária com a inclusão da nova fonte de energia limpa.

A usina ocupa uma área de 18,3 mil metros quadrados, localizada próximo do principal acesso ao aeroporto. A geração será operada pela startup japonesa Shizen Energy, que no Brasil opera sob a marca FazSol Energias Renováveis, em parceria com a empresa brasiliense de empreendimentos imobiliários Espaço Y. A expectativa é de que  3.360 módulos fotovoltaicos produzam 2 milhões kWp de energia, que suprirá 7% da demanda do terminal. O mesmo montante é capaz de abastecer 1.462 casas populares.

Sustentabilidade

“Brasília é beneficiada pela alta incidência solar e o aeroporto tem uma vasta área aberta e sem edificações nas proximidades, situação propícia para o projeto”, conta a gerente de Meio Ambiente da Inframerica, Daniella Lacerda.

A engenheira explica que a operação da usina fotovoltaica é apenas o começo da execução de alguns projetos que buscam orientar a operação do terminal aéreo brasiliense para um modelo mais sustentável. “Eu e a minha equipe trabalhamos diariamente para pensar formas de oferecer sustentabilidade para os serviços do aeroporto. A usina fotovoltaica era um sonho que conseguimos trazer para a realidade”, finalizou.

Veja o vídeo:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?