Receita: aprenda a fazer o pão de inhame, primo do pão de queijo

O preparo rende até 25 porções e pode ser congelado por até três meses

Reprodução/ UnsplashReprodução/ Unsplash

atualizado 20/01/2020 18:12

Nesta versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas. Confira o passo a passo:

Ingredientes

3 inhames (cerca de 350 g)

½ xícara (chá) de polvilho azedo

½ xícara (chá) de polvilho doce

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média).

Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios.

Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.

Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada uma – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira as porções para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador ao forno.

Cortesia: Panelinhas

Últimas notícias