metropoles.com

Proteja-se do coronavírus: seis receitas para fazer em casa

O Metrópoles reuniu deliciosas receitas para quem quer passar a quarentena cozinhando e comedo bem

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ FreePik
Bolinho cremoso de doce de leite na xícara
1 de 1 Bolinho cremoso de doce de leite na xícara - Foto: Reprodução/ FreePik

O coronavírus chegou ao país e, com ele, restrições e decretos que limitam as saídas da população de suas casas. Com as recomendações de se manter em quarentena, é importante ficar em casa e se alimentar bem.

Pensando nisso, o Metrópoles separou seis receitas fáceis e gostosas para cozinhar e comer bem durante a “confinação”. E, o melhor: com ingredientes que você provavelmente tem na despensa e no congelador. Confira:

Viradinho de milho verde com salsinha
Viradinho de milho com salsinha
Uma delícia que serve como principal ou acompanhamento

Quando este é o acompanhamento, meio que tanto faz qual o prato principal. Ele é tão poderoso que é capaz de trazer lembranças de casa com fogão a lenha, no interior, mesmo que você nunca tenha estado em uma. Talvez seja porque o milho é usado em dose dupla: em grãos, debulhados da espiga, e em farinha flocada. E capriche na salsinha!

Ingredientes

4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
1 cebola
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
2 xícaras (chá) de água
½ maço de salsinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo. Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos – a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer – o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Panqueca de ervilha com ricota temperada

Receita que funciona bem num brunch, almoço leve ou jantar em dias de calor: a panqueca é fácil de preparar e faz a linha refeição fresquinha.

Ingredientes

1 xícara (chá) de ervilha congelada (cerca de 150 g)
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
1 maço de manjericão
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo

Retire as ervilhas do congelador e transfira para uma peneira. Coloque sobre uma tigela e deixe em temperatura ambiente até descongelar. Se preferir, coloque as ervilhas numa tigela e leve ao micro-­ondas por alguns segundos.

Numa tigela coloque a ricota e tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão picadas a gosto. Misture bem com um garfo e reserve.

Em outra tigela grande, junte o ovo, o leite e 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (se quiser, aqueça no microondas). Misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione a farinha aos poucos, mexendo com o batedor para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o fermento, os grãos de ervilha e misture delicadamente.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, unte o fundo com um pouco de manteiga usando um papel toalha (repita esta operação antes do preparo de cada panqueca).

Coloque uma colherada de massa na frigideira e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado até ficar cozida (use uma colher de servir arroz para medir a quantidade de massa). Com uma espátula, transfira para um prato e repita o processo com o restante da massa – prepare quantas panquecas couberem na frigideira de uma só vez. Sirva a seguir com a ricota temperada e decore com mais folhas de manjericão.

Fonte: Tudo Gostoso

Macarrão com sardinha e limão
Macarrão com sardinha e limão
A receita é prática e fácil

Serve para quebrar o galho na correria do dia a dia ou para impressionar um convidado num jantar charmoso e despretensioso. Esta receita é sucesso garantido!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de macarrão do tipo casareccia (ou outra massa curta de grano duro)
1 ½ xícara (chá) de tomate sweet grape (200 g)
1 lata de sardinha em óleo (125 g)
2 colheres (sopa) de vinho branco
¼ de xícara (chá) de azeite
raspas de 1 limão siciliano
1 folha de louro seca
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 ovos cozidos para servir
salsinha picada a gosto para servir

Modo de preparo

Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido da largura. Abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. Passe os ovos cozidos pelo espremedor de batatas para formar uma farofinha, reserve. Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para preparar o molho. Leve uma frigideira grande com ¼ de xícara (chá) de azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte a folha de louro, os tomates e refogue por 2 minutos até começarem a murchar. Regue com o vinho branco, junte as sardinhas e misture bem. Acrescente as raspas de limão, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para formar um molho rústico – os tomates e as sardinhas vão desmanchar parcialmente. Desligue o fogo e reserve. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e transfira o macarrão ainda quente para a frigideira. Misture com o molho delicadamente e junte aos poucos a água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Sirva a seguir, polvilhado com a farofinha de ovos e salsinha.

Fonte: Receitas de Vó

Arroz sírio com frango de uma panela só

Nesta versão com frango, o tradicional e perfumado arroz com lentilhas libanês se transforma numa refeição completa. E o melhor, feito numa panela só!

Ingredientes

2 bifes de filé de peito de frango (cerca de 240 g)
⅓ de xícara (chá) de arroz
⅔ de xícara (chá) de lentilha
1 cebola
1 dente de alho
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de pimenta síria
1 colher (chá) de sal
1 pitada de açúcar
¼ de xícara (chá) de nozes picadas
⅓ de xícara (chá) de iogurte natural

Modo de preparo

Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.

Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte os bifes de frango em tirinhas de cerca de 1 cm x 7 cm.

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, junte 1 colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez enquanto, até a cebola ficar bem dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar.

Transfira a cebola para uma tigela e aumente o fogo para médio. Acrescente o restante do azeite e doure as tirinhas de frango aos poucos – se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Tempere com uma pitada de sal e mexa aos poucos para dourar por igual.

Junte a cebola dourada e o alho e misture por apenas 1 minuto. Acrescente o arroz, 1 colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.

Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com 2 xícaras (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 20 minutos.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir, para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Divida o arroz em dois pratos e salpique com as nozes. Sirva a seguir com iogurte natural.

Fonte: Tudo Gostoso

Bolo mármore de cenoura com chocolate
Bolo mármore de cenoura com chocolate
Uma delícia para acompanhar café da tarde quando não se pode sair de casa

E se a gente juntar dois clássicos, o bolo marmorizado com o de cenoura? Delícia pura! Para melhorar ainda mais o que já tem tudo para ficar bom, uma cobertura durinha por fora e macia por dentro.

Ingredientes

1 cenoura grande
2 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ de xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

100 g de chocolate meio amargo
⅔ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para bolo inglês de 22 cm X 10 cm. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador – assim a massa do bolo fica bem lisinha na hora de bater. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte a cenoura ralada, o açúcar, o óleo e bata bem até ficar liso. Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Mexa delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento. Em outra tigela menor, separe ⅓ da massa de bolo (cerca de 1 xícara). Acrescente o cacau, passando pela peneira, o bicarbonato e misture bem com o batedor de arame – é essa massa de chocolate que vai deixar o bolo marmorizado. Para o bolo ficar marmorizado: transfira metade da massa de cenoura para a fôrma; com uma colher, distribua porções da massa de chocolate e cubra com o restante da massa de cenoura. Passe uma faca por toda a massa, fazendo o movimento de zigue-zague para mesclar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Espete um palito na massa para verificar: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a cobertura. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro (ou inox). Encaixe a tigela sobre a panela com água fervente e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente – ela não deve encostar no fundo da tigela, o chocolate deve derreter com o vapor. Junte o açúcar e mexa bem até ficar liso. Acrescente a água aos poucos, mexendo a cada adição. Com uma concha, espalhe a cobertura sobre o bolo e deixe esfriar antes de servir – a cobertura fica com uma casquinha na superfície e macia por dentro.

Fonte: Panelinha

Bolinho quente de doce de leite para dois

A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro. Para comer a dois – em potinhos individuais ou da mesma tigela, no clima de romance para curtir a quarentena.

Ingredientes

⅓ de xícara (chá) de doce de leite
1 ovo
25 g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a tigela
açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga dois ramequins individuais, ou xícaras de chá, ou um refratário único que comporte 400 ml. Polvilhe com a farinha, chacoalhe para espalhar e bata muito bem para retirar o excesso. (Isso, agora pode bater mais um pouco.) Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos, até derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem, até ficar liso. Junte o ovo à mistura de doce de leite – quebre o ovo separadamente, se estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal, a farinha, passando pela peneira, e misture para incorporar. Transfira a massa do bolinho para os recipientes preparados, coloque numa assadeira (apenas para facilitar) e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Se estiver usando um refratário único, pode contar 20 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar. Retire do forno e, se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Sirva imediatamente.

Cortesia: Panelinha

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?