Proteja-se do coronavírus: seis receitas para fazer em casa

O Metrópoles reuniu deliciosas receitas para quem quer passar a quarentena cozinhando e comedo bem

atualizado 16/03/2020 17:46

Bolinho cremoso de doce de leite na xícaraReprodução/ FreePik

O coronavírus chegou ao país e, com ele, restrições e decretos que limitam as saídas da população de suas casas. Com as recomendações de se manter em quarentena, é importante ficar em casa e se alimentar bem.

Pensando nisso, o Metrópoles separou seis receitas fáceis e gostosas para cozinhar e comer bem durante a “confinação”. E, o melhor: com ingredientes que você provavelmente tem na despensa e no congelador. Confira:

Viradinho de milho verde com salsinha
Viradinho de milho com salsinha
Uma delícia que serve como principal ou acompanhamento

Quando este é o acompanhamento, meio que tanto faz qual o prato principal. Ele é tão poderoso que é capaz de trazer lembranças de casa com fogão a lenha, no interior, mesmo que você nunca tenha estado em uma. Talvez seja porque o milho é usado em dose dupla: em grãos, debulhados da espiga, e em farinha flocada. E capriche na salsinha!

Ingredientes

4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
1 cebola
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
2 xícaras (chá) de água
½ maço de salsinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo. Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos – a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer – o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Panqueca de ervilha com ricota temperada

Receita que funciona bem num brunch, almoço leve ou jantar em dias de calor: a panqueca é fácil de preparar e faz a linha refeição fresquinha.

Ingredientes

1 xícara (chá) de ervilha congelada (cerca de 150 g)
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
1 maço de manjericão
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo

Retire as ervilhas do congelador e transfira para uma peneira. Coloque sobre uma tigela e deixe em temperatura ambiente até descongelar. Se preferir, coloque as ervilhas numa tigela e leve ao micro-­ondas por alguns segundos.

Numa tigela coloque a ricota e tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão picadas a gosto. Misture bem com um garfo e reserve.

Em outra tigela grande, junte o ovo, o leite e 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (se quiser, aqueça no microondas). Misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione a farinha aos poucos, mexendo com o batedor para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o fermento, os grãos de ervilha e misture delicadamente.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, unte o fundo com um pouco de manteiga usando um papel toalha (repita esta operação antes do preparo de cada panqueca).

Coloque uma colherada de massa na frigideira e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado até ficar cozida (use uma colher de servir arroz para medir a quantidade de massa). Com uma espátula, transfira para um prato e repita o processo com o restante da massa – prepare quantas panquecas couberem na frigideira de uma só vez. Sirva a seguir com a ricota temperada e decore com mais folhas de manjericão.

Fonte: Tudo Gostoso

Macarrão com sardinha e limão
Macarrão com sardinha e limão
A receita é prática e fácil

Serve para quebrar o galho na correria do dia a dia ou para impressionar um convidado num jantar charmoso e despretensioso. Esta receita é sucesso garantido!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de macarrão do tipo casareccia (ou outra massa curta de grano duro)
1 ½ xícara (chá) de tomate sweet grape (200 g)
1 lata de sardinha em óleo (125 g)
2 colheres (sopa) de vinho branco
¼ de xícara (chá) de azeite
raspas de 1 limão siciliano
1 folha de louro seca
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 ovos cozidos para servir
salsinha picada a gosto para servir

Modo de preparo

Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido da largura. Abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. Passe os ovos cozidos pelo espremedor de batatas para formar uma farofinha, reserve. Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para preparar o molho. Leve uma frigideira grande com ¼ de xícara (chá) de azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte a folha de louro, os tomates e refogue por 2 minutos até começarem a murchar. Regue com o vinho branco, junte as sardinhas e misture bem. Acrescente as raspas de limão, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para formar um molho rústico – os tomates e as sardinhas vão desmanchar parcialmente. Desligue o fogo e reserve. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e transfira o macarrão ainda quente para a frigideira. Misture com o molho delicadamente e junte aos poucos a água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Sirva a seguir, polvilhado com a farofinha de ovos e salsinha.

Fonte: Receitas de Vó

Arroz sírio com frango de uma panela só

Nesta versão com frango, o tradicional e perfumado arroz com lentilhas libanês se transforma numa refeição completa. E o melhor, feito numa panela só!

Ingredientes

2 bifes de filé de peito de frango (cerca de 240 g)
⅓ de xícara (chá) de arroz
⅔ de xícara (chá) de lentilha
1 cebola
1 dente de alho
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de pimenta síria
1 colher (chá) de sal
1 pitada de açúcar
¼ de xícara (chá) de nozes picadas
⅓ de xícara (chá) de iogurte natural

Modo de preparo

Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.

Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte os bifes de frango em tirinhas de cerca de 1 cm x 7 cm.

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, junte 1 colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez enquanto, até a cebola ficar bem dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar.

Transfira a cebola para uma tigela e aumente o fogo para médio. Acrescente o restante do azeite e doure as tirinhas de frango aos poucos – se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Tempere com uma pitada de sal e mexa aos poucos para dourar por igual.

Junte a cebola dourada e o alho e misture por apenas 1 minuto. Acrescente o arroz, 1 colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.

Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com 2 xícaras (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 20 minutos.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir, para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Divida o arroz em dois pratos e salpique com as nozes. Sirva a seguir com iogurte natural.

Fonte: Tudo Gostoso

Bolo mármore de cenoura com chocolate
Bolo mármore de cenoura com chocolate
Uma delícia para acompanhar café da tarde quando não se pode sair de casa

E se a gente juntar dois clássicos, o bolo marmorizado com o de cenoura? Delícia pura! Para melhorar ainda mais o que já tem tudo para ficar bom, uma cobertura durinha por fora e macia por dentro.

Ingredientes

1 cenoura grande
2 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ de xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

100 g de chocolate meio amargo
⅔ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para bolo inglês de 22 cm X 10 cm. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador – assim a massa do bolo fica bem lisinha na hora de bater. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte a cenoura ralada, o açúcar, o óleo e bata bem até ficar liso. Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Mexa delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento. Em outra tigela menor, separe ⅓ da massa de bolo (cerca de 1 xícara). Acrescente o cacau, passando pela peneira, o bicarbonato e misture bem com o batedor de arame – é essa massa de chocolate que vai deixar o bolo marmorizado. Para o bolo ficar marmorizado: transfira metade da massa de cenoura para a fôrma; com uma colher, distribua porções da massa de chocolate e cubra com o restante da massa de cenoura. Passe uma faca por toda a massa, fazendo o movimento de zigue-zague para mesclar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Espete um palito na massa para verificar: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a cobertura. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro (ou inox). Encaixe a tigela sobre a panela com água fervente e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente – ela não deve encostar no fundo da tigela, o chocolate deve derreter com o vapor. Junte o açúcar e mexa bem até ficar liso. Acrescente a água aos poucos, mexendo a cada adição. Com uma concha, espalhe a cobertura sobre o bolo e deixe esfriar antes de servir – a cobertura fica com uma casquinha na superfície e macia por dentro.

Fonte: Panelinha

Bolinho quente de doce de leite para dois

A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro. Para comer a dois – em potinhos individuais ou da mesma tigela, no clima de romance para curtir a quarentena.

Ingredientes

⅓ de xícara (chá) de doce de leite
1 ovo
25 g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a tigela
açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga dois ramequins individuais, ou xícaras de chá, ou um refratário único que comporte 400 ml. Polvilhe com a farinha, chacoalhe para espalhar e bata muito bem para retirar o excesso. (Isso, agora pode bater mais um pouco.) Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos, até derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem, até ficar liso. Junte o ovo à mistura de doce de leite – quebre o ovo separadamente, se estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal, a farinha, passando pela peneira, e misture para incorporar. Transfira a massa do bolinho para os recipientes preparados, coloque numa assadeira (apenas para facilitar) e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Se estiver usando um refratário único, pode contar 20 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar. Retire do forno e, se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Sirva imediatamente.

Cortesia: Panelinha

Últimas notícias