Fácil: aprenda a fazer um bolinho de bacalhau com inhame

A receita é tradicional e substitui apenas a batata pelo inhame

Reprodução/ FreePikReprodução/ FreePik

atualizado 13/02/2020 15:18

Quer usar mais inhame no dia-a-dia? O princípio é simples: onde vai batata, pode ir inhame. Aqui o bolinho de bacalhau pegou essa onda e ficou uma delícia. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

150 g de bacalhau desfiado
3 inhames (cerca de 350 g)
½ cebola picada fino
1 dente de alho picado fino
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsinha picada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
½ xícara (chá) de farinha de trigo
500 ml de óleo para fritar os bolinhos

Modo de preparo

Para dessalgar o bacalhau: coloque o peixe numa tigela e complete com água; cubra com papel filme (ou um prato) e deixe de molho na geladeira durante 12 horas (se preferir faça na noite anterior ao preparo). Troque a água pelo menos duas vezes ao longo do processo.

Lave, descasque e corte o inhame em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o inhame ficar macio.

Enquanto isso, descasque e pique fino a cebola e o alho. Escorra a água do bacalhau e desfie o peixe em pedaços menores – descarte pedaços de pele e espinhas.
Assim que estiverem cozidos, escorra bem a água e, sobre uma tigela, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Reserve.

Volte a panela (sem água) ao fogo médio – nem precisa lavar. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por dois minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por um minuto para perfumar.

Adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais três minutos, mexendo de vez em quando. Junte a salsinha e misture bem. Acrescente o purê de inhame e mexa por cerca de dois minutos para deixar a massa mais sequinha. Desligue o fogo, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe amornar um pouco para conseguir modelar os bolinhos.

Coloque a farinha de trigo num prato e modele os bolinhos: com as mãos umedecidas (ou 2 colheres de sobremesa) retire porções da massa e modele no formato que desejar (tradicional ou bolinha); passe na farinha de trigo e bata com a mão para tirar o excesso; transfira para um prato e repita com toda a massa.

Forre uma travessa com papel toalha. Coloque o óleo numa panela pequena e funda e leve ao fogo médio – para saber a temperatura, mergulhe um palito de fósforos no óleo ainda frio, quando acender está no ponto certo para fritar. Com a escumadeira, mergulhe quatro bolinhos de cada vez no óleo quente e deixe fritar até dourar.

Transfira para a travessa forrada e repita com o restante. Sirva a seguir.

Cortesia: Tudo Gostoso

Últimas notícias