*

Ir a uma festa de aniversário pode ser um problema para crianças com intolerância à lactose. Mas o que pouca gente sabe é que é, sim, possível preparar uma festa com quitutes deliciosos sem lactose. Alguns pratos comuns nesses eventos, como bolo e brigadeiro, podem ser adaptados para um cardápio especial. Pensando nisso, os chefs Natália dos Santos e Leonardo Carvalho ensinam a preparar quatro receitas de dar água na boca. Confira!

Divulgação

Bolo de brigadeiro (16 porções, 1 hora e meia)

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de creme vegetal
3 gemas
1 xícara (chá) de Ades Original
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve

Para recheio e cobertura:

1 colher (sopa) de amido de milho Maizena
2 xícaras (chá) de Ades Original
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de creme vegetal
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de confeitos granulados

Modo de preparo:
– Unte e enfarinhe uma forma redonda média (22cm de diâmetro). Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180° C).
– Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, o creme vegetal e as gemas, e bata até ficar homogêneo. Junte o Ades Original, aos poucos, intercalando com o chocolate e a farinha de trigo. Retire da batedeira, acrescente o fermento e misture. Adicione as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima.
– Coloque a massa na assadeira reservada e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e reserve até esfriar.

Recheio e cobertura:
– Em uma panela grande, dissolva o amido de milho Maizena no Ades Original. Junte o açúcar e o creme vegetal, e leve ao fogo médio, mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando.
– Peneire o chocolate e misture até ficar homogêneo. Cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo.

Montagem:
– Corte o bolo reservado ao meio, formando dois discos e distribua meia xícara (chá) do brigadeiro em uma das metades. Coloque a outra metade do bolo sobre o recheio e cubra com o restante do brigadeiro. Polvilhe o confeito granulado. Sirva em seguida.

Dica: Sempre confira se o chocolate em pó é zero lactose ou se contém traços de leite.

Divulgação

Brigadeiro de colher zero lactose (14 porções, 2 horas e 15 minutos)

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de Ades Original
1 embalagem de leite condensado zero lactose (395g)
1 colher (sopa) de Becel Core

Modo de preparo:
– Em uma panela, coloque o amido de milho Maizena, o chocolate em pó e o Ades Original, e misture bem até dissolver.
– Junte o leite condensado zero lactose e o creme vegetal, e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por aproximadamente 20 minutos, ou até começar a desgrudar do fundo da panela.
– Retire do fogo, distribua o brigadeiro em 14 copinhos plásticos ou colheres e leve à geladeira por 30 minutos. Sirva a seguir.

Dica: Se desejar, polvilhe granulado de chocolate sobre a superfície do brigadeiro antes de servir.

Divulgação

Buraco quente (6 porções, 20 minutos)

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de cebola picada
200 gramas de carne moída
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
1/2 tomate pequeno picado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de salsa picada
6 mini pães franceses
Maionese Hellmann’s

Modo de preparo:
– Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até dourar. Acrescente a carne moída e frite por 5 minutos, ou até mudar completamente de cor.
– Adicione a polpa de tomate, o tomate, o sal e a salsa, e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos ou até o tomate começar a murchar. Retire do fogo e reserve. Retire parte do miolo de cada pão e recheie com 3 colheres (sopa) do recheio.

Dica: Se desejar, substitua o pão francês tradicional pela versão integral.

Divulgação

Mini-hambúrgueres de alcatra com ketchup de maçã (16 porções)

Ingredientes:
2 xícara(s) Ketchup Hellmann’s Tradicional
1 maçã grande sem casca cortada em cubos pequenos
1/2 colher de chá canela em pó
1 colher(es) de sopa mel
16 mini hambúrgueres de alcatra (50g cada)
16 folhas minirrúcula
16 pães para hambúrguer cortados ao meio

Modo de preparo:
– Em uma panela, coloque o ketchup Hellmann’s e os cubos de maçã, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi tampada por 3 minutos ou até a maçã amolecer.
– Acrescente a canela e o mel, misture e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Retire do fogo, espere amornar e transfira para o copo do liquidificador. Bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Leve à geladeira.
– Esquente uma frigideira antiaderente e coloque 4 hambúrgueres por vez, fritando por 5 minutos de cada lado, ou até dourarem. Repita a operação até que todos os hambúrgueres estejam grelhados.
– Disponha os hambúrgueres dentro dos pães, espalhe pela superfície o ketchup de maçã e cubra com as folhas de rúcula. Sirva em seguida.

Dica: Você pode substituir a alcatra por maminha, fraldinha, picanha ou peito moídos. Essas carnes possuem uma parte de gordura ideal para o preparo de hambúrguer.



 

COMENTE

zero lactosebrigadeiro sem lactosereceita infantil

Leia mais: Receita