Aprenda 5 receitas tradicionais e deliciosas de biscoitos natalinos

Confira cinco receitas diferentes de biscoito de natal para fazer em casa e arrase nas festas de fim de ano

atualizado 06/12/2021 12:11

Na foto, biscoitos de Naal em formato de homenzinho e árvoreReprodução/ Pajaris

O biscoito de natal é uma receita bem antiga, mas chegou ao Brasil há pouco tempo e é mais popular no sul, em que se concentra a maior parte da colonização dos alemães, que são os responsáveis por difundir no mundo a receita. Tradicionalmente, é feito de gengibre, mas com o passar dos anos, ganhou novos sabores.

Segundo historiadores, os biscoitos surgiram na Escandinávia na década de 30, mas sua popularização aconteceu na Alemanha. Lá, era comum que os alemães colocassem o biscoito em latas e só abriam na hora da ceia de natal. Nos Estados Unidos, a tradição do biscoito também ganhou bastante força.

Em seu surgimento, os biscoitos eram mais simples, entretanto, com a passagem do tempo, ganhou formas como corpos, estrelinhas, em formatos de árvore de natal e entre outros. De tão popular que esse doce ficou, até apareceu em um filme infantil, Sherk.

Se deseja aproveitar essa delícia na sua ceia de natal, que irá fazer sucesso com todos os convidados, aprenda cinco receitas diferentes de biscoito de natal para fazer em casa.

Biscoito de gengibre

Ingredientes

Biscoito

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Glacê

1 clara de ovo
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
corante alimentício a gosto

Modo de preparo

Biscoito

Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Glacê e montagem

Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Veja todas as receitas no portal Pajaris.

Mais lidas
Últimas notícias