Pesadelo na Cozinha: Erick Jacquin polemiza ao pintar casarão tombado
Programa comandado por Erick Jacquin teria alterado fachada histórica sem autorização da prefeitura
atualizado
Compartilhar notícia

As gravações da nova temporada do Pesadelo na Cozinha já começaram cercadas de polêmica fora das telas. Em Belo Horizonte, um casarão tombado teve a fachada pintada durante a produção do programa sem autorização dos órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico.
O imóvel, de estilo eclético e datado da transição do século 19 para o 20, abriga atualmente o Café Cultura Bar. No formato do programa, o chef Erick Jacquin visita restaurantes em crise e propõe mudanças que vão além do cardápio, incluindo transformações visuais e estruturais nos estabelecimentos.
No entanto, segundo a legislação municipal, qualquer intervenção em bens tombados, especialmente em fachadas, precisa passar por análise e autorização prévia dos órgãos de proteção ao patrimônio cultural. Em nota, a prefeitura informou que a pintura foi realizada sem consulta ou aval do município.
A Diretoria do Patrimônio Cultural realizou uma vistoria técnica, na quinta-feira (15/1), para avaliar a alteração e definir quais medidas administrativas poderão ser adotadas. O caso reacendeu o debate sobre os limites entre produções televisivas e a preservação do patrimônio histórico urbano.
A intervenção ocorreu durante as gravações da quinta temporada do programa, que marca a primeira vez que o Pesadelo na Cozinha visita estabelecimentos fora de São Paulo. Além de Belo Horizonte, a produção passou por Porto Seguro, na Bahia, e ainda deve gravar episódios em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A nova temporada estreia na segunda quinzena de fevereiro. Os episódios chegam primeiro à HBO Max e ao Discovery Home & Health em 20 de fevereiro. Na Band, a exibição começa quatro dias depois, em 24 de fevereiro. Ao todo, serão produzidos 12 episódios.












