*

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu três cidades brasileiras entre as mais criativas na terça-feira (31/11). Brasília recebeu o título de mais criativa para o design, João Pessoa foi eleita cidade criativa para as artes e cultura popular, e Paraty no Rio de Janeiro, foi escolhida como cidade criativa para a gastronomia.

Criada em 2004, a lista conta com 180 cidades em 72 países diferentes homenageadas pelas habilidades de criação de seus povos. O anúncio de terça incluiu 64 municípios de 44 países na lista dos mais criativos, sendo que 19 nações conquistaram a honraria pela primeira vez.

Todas elas recebem o título com base “em práticas inovadoras para promover uma indústria criativa, reforçar a participação na vida cultural e integrar a cultura na sustentabilidade urbana de políticas de desenvolvimento”.

Para a secretaria de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, o título é muito importante pois coloca a cidade na rede internacional de cidades criativas. “Além de estimular o setor gastronômico, do produtor até a mesa, agora temos a possibilidade de impulsionar a geração de emprego e renda nesse mercado”, afirmou Maseda.

Paraty, agora, entra em uma lista que conta com Chengdu, Shunde e Macau (China), Belém e Florianopolis, Tucson (EUA), Östersund (Suécia), Parma (Itália) e Bergen (Noruega).



 

COMENTE

Unescocidade criativa