*

O programa de hoje comemora 1 ano de Cozinha de Solteiro. Já são mais de 50 vídeos de receitas em nosso canal e, por isso, resolvi inovar e fazer um doce gostoso e vegano. Uma das coisas que mais atrapalha seguir uma dieta sem ingredientes de origem animal é a confeitaria. Afinal, a versão clássica desse tipo de culinária é praticamente toda pautada em ovos, manteiga, leite e creme de leite.

Porém, eu tinha uma carta na manga: meu amigo Edgar, um excelente confeiteiro, é casado com Bárbara, que recentemente se tornou vegana.

Pereira / Metrópoles

Bolo vegano de chocolate

 

Ed não abriu mão do sabor para colocar massa de banana-verde, batata-doce e outras coisas que tornam os doces veganos não tão agradáveis. Ele me passou a receita de um excelente bolo de chocolate que não leva nenhum derivado animal, é molhado e fofinho, não deixando nada a desejar aos seus irmãos com ovos e ingredientes lácteos.

Mas entenda, de light, o bolo não tem nada. Confira a receita, prepare, compartilhe e marque @andre.rochadel nos Stories do Instagram.

Ingredientes
Para a massa:
– 85g de açúcar mascavo
– 100g de açúcar refinado
– 75ml de óleo vegetal
– 20g de cacau em pó
– 160g de farinha de trigo
– 250g de água morna
– 10g de café solúvel
– 5g de bicarbonato de sódio
– 5ml de vinagre de vinho branco
– uma pitada de sal

Para a cobertura:
– 300g de chocolate vegano (a maioria dos chocolates amargos ou de qualidade são, basta checar a embalagem)
– 75ml de óleo de coco
– 105ml de água morna

Preparo
Para a massa:
Aqueça o forno a 180ºC, misture todos os secos, aqueça a água com o vinagre e o café solúvel, adicione o óleo e misture bem com os secos. Coloque em uma forma untada com óleo e cacau, açúcar ou farinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que se espete um palito e ele saia limpo. Deixe esfriar na geladeira para desenformar.

Para a cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria, adicione primeiro o óleo de coco e emulsione com calma até que fique homogêneo. Adicione a água morna e misture bem, cubra o bolo.