metropoles.com

Dia do Sommelier: Maico Douglas, do Rubaiyat, fala sobre a profissão

Para comemorar a data, o Metrópoles entrevistou profissional que administra adega com mais de 300 rótulos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
capa maicon
1 de 1 capa maicon - Foto: Divulgação

Já imaginou uma profissão em que é necessário conhecer e apreciar vinhos, cervejas artesanais, saquês, cachaças e até mesmo água? Pois um bom sommelier é capaz de combinar os mais diversos tipos de bebidas com quaisquer alimentos, respeitando o gosto e a personalidade dos consumidores. No dia da profissão, comemorado nesta quarta-feira (29/8), o Metrópoles conversou com o especialista Maico Douglas Lino Ferreira.

Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo em 2011, Maico Douglas já desbravou sabores de vinícolas de países como Chile, Argentina e Espanha. Com sete anos de trajetória, o profissional trabalha atualmente no Rubaiyat. Entre tintos, brancos, espumantes, rosés e frisantes, ele lida com 300 rótulos fixos, além de 50 bebidas extras, escolhidas a cada quatro meses.

A profissão de sommelier surgiu na França com a popularização e segmentação de tarefas nos restaurantes. Os especialistas treinaram o paladar em busca dos melhores sabores e combinações entre comidas e bebidas.

0

 

Como foi a sua jornada até chegar ao cargo atual?
Comecei a integrar o quadro de profissionais do grupo Rubaiyat em 8 de junho de 2009, entrei como cumim (ajudante de garçom). Um tempo depois, fui promovido a carregador dos pedidos da cozinha, onde tive a oportunidade de conhecer detalhadamente a preparação e finalização dos pratos. Em seguida, tornei-me saladeiro do bufê e, em pouco tempo, churrasqueiro.

Em 2011, surgiu a oportunidade de trabalhar como ajudante de sommelier e barman: agarrei com as duas mãos. Logo comecei a fazer cursos e segui na profissão.

Quais cursos devem ser feitos para se tornar um sommelier?
Hoje, temos no mercado várias escolas com reconhecimento internacional, como a Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e a Wine & Spirit Education Trust (WSET). Estamos em constante aprendizado, nunca se pode parar de estudar, porque sempre estão surgindo produtores novos, que aprimoram e transformaram suas técnicas de vinificação.

De qual maneira se organiza uma carta de vinhos?
O ideal é começar pelos estilos de vinhos, países e regiões. Por exemplo, deve sempre ter um índice onde o cliente ser orienta. A carta deve separar os rótulos brancos, tintos, espumantes, champanhe, prossecco, cava, sobremesa e fortificados. Também é importante prever as porções: taça, ½ garrafa e vinhos magnuns (1,5l).

Como é sua rotina e quais são as vantagens e desvantagens da profissão?
Em meu dia a dia no restaurante, cuido dos pedidos de vinhos, recebimento, armazenagem e organização da adega, além de acompanhar a produção da carta de bebidas e do atendimento aos clientes. Entre as vantagens, está o acesso ao vasto e infinito mundo dos vinhos. Desvantagens? Ainda não descobri.

Você acha que existe um boom no setor atualmente?
Sim, temos uma gama muito boa de profissionais no mercado. É uma área em crescimento, os estabelecimentos estão buscando aprimorar e contratar profissionais qualificados.

Com o aumento ao acesso de informações na área de vinhos você acredita que o critério de escolha do público mudou?
Sem dúvidas, sim. Hoje o consumidor busca sempre a melhor qualidade e custo-benefício.

Divulgação

O sommelier passou a ser uma figura central nos restaurantes?
Sim, 80% dos clientes sempre buscam o sommelier para uma boa sugestão. Por isso, esse profissional precisa conhecer todo o cardápio do estabelecimento e o preparo dos pratos.

Nesses anos de profissão, tem alguma história inusitada? Algum cliente engraçado?
Sim, como não cobramos taxa de rolha, em uma ocasião o cliente levou um Brunello de Montalcino e reclamou do sabor “ruim”. Ele solicitou que eu degustasse o mesmo, e informei que o vinho não estava defeituoso. Então, fui presenteado pelo cliente com a garrafa desse grande rótulo!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?