metropoles.com

Brasília ganha associação de sommeliers comandada por Sérgio Pires

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) foi oficialmente fundada nessa quarta-feira (23/9)

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Sergio Pires
1 de 1 Sergio Pires - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

Brasília tem mais uma novidade para os amantes de vinho: na tarde dessa quarta-feira (23/9), foi fundada oficialmente a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF). No comando da nova entidade estão o sommelier Sérgio Pires, como presidente, e a sommelieré Cláudia Oliveira, como vice-presidente.

Para a implantação efetiva da associação, foi necessário um trabalho minucioso, realizado durante meses. “Como não havia mais ABS na cidade, um grupo de ex-professores se uniu para viabilizar uma nova ABS no Distrito Federal”, explica a vice-presidente Cláudia Oliveira. Para ela, que esteve à frente das negociações, “Brasília é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior especialização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”.

Na prática, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília. “Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas”, ressalta.

O presidente eleito da nova associação, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, mas diz estar bastante empolgado com o desafio. Ele revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos sócios-fundadores: “Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e demais serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão para pessoas com deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão sendo estudados, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.

Sergio Pires
A Associação trará novos eventos e cursos para a capital

A entidade, inclusive, chega em boa hora, já que recentemente a Vinícola Brasília, primeira da capital, também foi fundada. A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre 10 agricultores que produzem no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) e tem previsão para ser inaugurada em maio de 2021. Com o projeto arquitetônico desenhado por arquitetos locais, a vinícola pretende encantar os apaixonados por vinhos, turistas e leigos, fomentando o enoturismo da região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?