metropoles.com

Como foi o desempenho das Seleções feminina e masculina do Brasil

Confira minha análise da abertura da Copa Feminina, arbitragem e amistoso do time comandado por Tite

atualizado

Compartilhar notícia

Naomi Baker – FIFA/FIFA via Getty Images
Cristiane
1 de 1 Cristiane - Foto: Naomi Baker – FIFA/FIFA via Getty Images

A abertura da Copa do Mundo Feminina da França não deixou nada a desejar quando comparada às edições masculinas. Tá certo, abertura de Copa geralmente é sem graça. Nem chega aos pés das Olimpíadas. Mas a mensagem desse torneio é muito bacana: “É hora de as jovens brilharem, é hora de o mundo conhecer o futebol feminino de verdade.”

Brasil 3 x 0 Jamaica
Alívio e orgulho. Foi essa a sensação proporcionada pela vitória do Brasil na Copa do Mundo Feminina. O cenário era complicado. Não, não estou falando da Torre Eiffel e nem do Arco do Triunfo. Aliás, eles são lindos! A fase da seleção feminina é que estava péssima mesmo. Nove derrotas consecutivas, 10  meses sem vencer e a Rainha Marta no banco.

Bateu aquela insegurança. O que vai ser desse mundial? Mas aí surgiu a experiência da Cristiane, para dar um ânimo cauteloso logo na estreia do Brasil contra a Jamaica.

O Brasil dominou o jogo.  Cristiane estava inspirada, fez três gols e pediu música. Nossa CR11 ainda bateu a marca de jogadora mais velha a marcar três gols em uma partida da Copa. De quebra, superou a marca do CR7. Já a seleção da Jamaica só não sofreu mais gols porque a goleira Schneider trabalhou bem. Inclusive defendeu o pênalti cobrado pela craque Andressa Alves.

Falando nele…
Prevaleceu a máxima do futebol: quando não é pênalti de verdade, a bola não entra! A penalidade foi muito mal marcada. A jogadora do Brasil, Letícia, tenta cruzar a bola na área e chuta no braço da jamaicana Swaby. A árbitra leva alguns segundos até que aponta para a marca da cal. Provavelmente ela recebeu a informação da bandeira. O VAR não interviu, considerou o lance interpretativo e/ou concordou com a decisão do campo.

Claramente não foi pênalti. Primeiro, temos a distância da bola e da Swaby, que era muito curta e foi um chute com muita velocidade. E o braço em nenhum momento procura a bola, faz um movimento antinatural ou de bloqueio. O correto seria o VAR, no mínimo, sugerir a revisão. Aliás, acho que o VAR estava desatento. Só pode ser isso, não tem explicação. Afinal, O VAR desse jogo era o experiente árbitro alemão Bastian Dankert, que atuou na Copa do Mundo da Rússia como árbitro de vídeo. Esse tipo de erro não pode acontecer!

Lembrando que o VAR será feito somente por árbitros homens. Isso porque a FIFA decidiu inserir a tecnologia em cima da hora e não deu tempo de treinar as mulheres.

Seleção masculina pós Neymar
Depois de todo o alvoroço relacionado ao caso Neymar, quis o destino que ele ficasse de fora da Copa América. Com o foco de volta ao futebol, o Brasil venceu por 7 x 0 a fraquíssima seleção de Honduras, que ainda teve um homem a menos praticamente o jogo todo. Venceu mas ainda não convenceu.

Apesar do time de Tite ter trabalhado bem no meio campo e nas laterais, ter finalizado 15 vezes na direção do gol, esse jogo não representa a realidade dos adversários que vêm pela frente. É preciso treinar com seleções mais fortes para exigir um desempenho tático melhor dos jogadores e do próprio Tite. Agora não dá mais tempo. A Copa América está batendo na porta!

Honduras com um a menos
A expulsão do Quioto no primeiro tempo, depois de dar um carrinho em Arthur, foi exagerada. O atleta hondurenho levanta o pé e atinge o jogador brasileiro, mas não com força excessiva. O árbitro Andres Cunha não quis nem saber. Deu vermelho direto. Por ser amistoso, é compreensível que o árbitro queira preservar os jogadores. Um amarelo seria suficiente e o jogo poderia ser mais disputado.

Passou de fase!
Depois de uma primeira fase invicta, o Brasiliense se classificou para a segunda fase da série D. O Jacaré ficou em primeiro do grupo com 12 pontos, três vitórias, três empates e nenhuma derrota. Agora enfrenta o Vitória-ES, dia 16 de junho, e o jogo de volta será em Brasília, dia 23 de junho. Boa sorte ao futebol candango!

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?