Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Esportes

Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação

Meia do Sunderland foi multado em R$ 990 mil. Sanção está suspensa por dois anos e deverá ser paga em caso de reincidência

08/10/2026 15:13
Jared C. Tilton - FIFA/FIFA via Getty Images
Foto colorida de Granit Xhaka, da Suíça - Metrópoles

Capitão da Suíça em quatro Copas do Mundo, Xhaka foi condenado pela Justiça suíça nesta quinta-feira (8/10). O meio-campista do Sunderland usou um certificado falso de vacinação contra a Covid-19 e recebeu multa de 150 mil francos suíços (cerca de R$ 990 mil), suspensa por dois anos. Ou seja, o jogador não precisa pagar o valor imediatamente.

A quantia só será cobrada se ele cometer uma nova infração durante esse período. Mesmo condenado, Xhaka evitou uma punição mais severa, já que poderia receber até cinco anos de prisão pelo crime.

Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - destaque galeria
3 imagens
Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - imagem 2
Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - imagem 3
Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - imagem 1
1 de 3

Robert Cianflone - FIFA/FIFA via Getty Images
Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - imagem 2
2 de 3

Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Xhaka é multado na Suíça por usar certificado falso de vacinação - imagem 3
3 de 3

Jared C. Tilton - FIFA/FIFA via Getty Images

O caso ocorreu em 2022, quando o suíço ainda defendia o Arsenal. Ele admitiu ter utilizado o documento para facilitar viagens e o acesso a determinados locais na Suíça durante a pandemia do Covid-19.

Aos 34 anos, o meio-campista soma mais de 150 jogos pela Suíça e participou das Copas de 2014, 2018, 2022 e 2026. Por clubes, passou pelo Basel, Borussia Monchengladbach, Arsenal, Leverkusen e Sunderland, onde está atualmente.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles