Futevôlei raiz: mulheres encontram força e saúde por meio da modalidade

Torneio realizado na AABB neste sábado (05/10/2019) é exclusivo para mulheres e terá como tema o Outubro Rosa

atualizado 05/10/2019 10:36

Arquivo pessoal

Neste sábado (05/10/2019), a AABB sediará a 2ª edição do Torneio de Futevôlei Raiz, voltado para atletas praticantes da modalidade em Brasília. O tema desta edição será o Outubro Rosa.

“Nosso objetivo principal é unir as mulheres de Brasília que praticam futevôlei, fazer uma confraternização e fortalecer essa rede feminina de atletas, além, é claro, de chamar a atenção e conscientizar sobre assuntos importantes do universo feminino. Na 1ª edição, nosso tema foi Nenhuma a Menos”, diz Camila Costa, diretora atlética da AABB.

Uma das idealizadoras do evento, Camila conta que teve de limitar as inscrições devido à grande procura. Para realizar o torneio, as meninas contam com apoio da AABB Brasília e alguns patrocinadores para custear a equipe de arbitragem e os troféus.

Ao todo, 16 duplas femininas participarão do evento, que começa às 10h, na AABB Brasília.

Além da competição
Para a psicóloga Tatiana da Cunha Albuquerque, praticante de futevôlei há nove anos, mais do que competição e troféus, ter encontrado a modalidade representou uma declaração de liberdade e uma forma de, como ela diz, “soltar os bichos para fora”. “Tenho 47 anos e estou lá com meninas de 20, de todas as classes sociais, diferentes corpos e níveis de habilidade. É um ambiente democrático”, conta.

Além disso, para Tatiana, ter encontrado as meninas do Futevôlei Raiz representa, também, empoderamento e amizade. “Somos mulheres, estamos presentes no lugar que queremos, fazendo a atividade que queremos. Ainda encontramos certa resistência, pode ser um esporte ainda visto como majoritariamente masculino, mas, por estarmos juntas, isso nos dá força para meter a cara e jogar. Estar com essas meninas é muito bom, trocamos experiências como mães, mulheres, filhas, falamos de coisas do trabalho, de casa, tudo por causa do futevôlei”.

Vídeos
Últimas notícias