metropoles.com

Brasil define duplas do vôlei de praia para Tóquio-2020

Alison/Álvaro Filho, Evandro/Bruno Schmidt, Ágatha/Duda e Patrícia/Rebecca representarão os brasileiros em solo asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Matteo Ciambelli/NurPhoto via Getty Images
Rome World Tour Finals – Beach Volley
1 de 1 Rome World Tour Finals – Beach Volley - Foto: Matteo Ciambelli/NurPhoto via Getty Images

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta quarta-feira (16/10/2019) o calendário do Circuito Mundial 2019/2020 do vôlei de praia e, por consequência, acabou definindo as quatro duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Essa confirmação ocorreu depois que a entidade resolveu cancelar a etapa de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, fato que diminuiu o número de pontos em disputa na corrida olímpica da modalidade e antecipou a determinação das parcerias do País na Olimpíada.

No naipe masculino, Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt vão representar os brasileiros na capital japonesa, enquanto no feminino a nação terá as duplas Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca no torneio em solo asiático.

A corrida olímpica brasileira, que definiu estes representantes em Tóquio, foi iniciada em fevereiro passado e levou em conta os pontos conquistados nas etapas de nível quatro e cinco estrelas do circuito, além do Campeonato Mundial. Nesta disputa por vaga na Olimpíada, as duplas puderam descartar as pontuações mais baixas, somando os dez melhores resultados obtidos durante a temporada.

A luta por vaga olímpica estava prevista para ocorrer até fevereiro de 2020. Porém, com o calendário divulgado agora pela FIVB, até lá haverá apenas mais uma etapa que valerá pontuação para esta disputa: o evento quatro estrelas de Chetumal, no México, em novembro. E com a vantagem que já possuem atualmente, os dois primeiros colocados de cada naipe atualmente neste ranking de pontuação não podem mais ser alcançados.

Alison/Álvaro é a dupla que ocupa a liderança desta listagem, com 5.600 pontos na média dos dez melhores resultados, enquanto Evandro e Bruno Schmidt ocupam a segunda posição, com 5.500. Na corrida olímpica feminina, Ágatha/Duda lidera com 6.320 pontos, enquanto Ana Patrícia e Rebecca estão na vice-liderança, com 6 150.

Pelas regras de classificação olímpica para o vôlei de praia em Tóquio-2020, cada país pode ser representado por, no máximo, duas parcerias em cada naipe. E cada nação tem quatro maneiras de garantir vagas nos Jogos: vencendo o Campeonato Mundial de 2019; sendo finalistas do classificatório olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, como país-sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

Medalhistas e estreantes
Entre os brasileiros garantidos na disputa do vôlei de praia em Tóquio, Álvaro Filho, Ana Patrícia, Duda e Rebecca estrearão em uma Olimpíada. Já Alison participará pela terceira vez dos Jogos, depois de ter sido medalhista de prata em Londres-2012, atuando ao lado de Emanuel, e de ouro no Rio-2016, quando fez parceria com Bruno Schmidt.

Ágatha e Evandro também estiveram presentes nos Jogos Olímpicos realizados na capital fluminense, sendo que a paranaense faturou a prata ao lado da carioca Bárbara Seixas. Já o também carioca Evandro foi eliminado nas oitavas de final do naipe masculino jogando ao lado de Pedro Solberg.

Uma das duplas asseguradas na próxima Olimpíada, Alison/Álvaro Filho conquistou nesta última temporada duas medalhas de ouro, nas etapas de Portugal e Malásia, e ainda levou outras duas de prata, na Rússia e na Áustria. Evandro e Bruno, por sua vez, subiram ao topo do pódio na Polônia, foram vice-campeões na China e ganharam um bronze na Suíça.

No naipe feminino, Ágatha e Duda brilharam com ouros na República Checa e no Japão, com uma prata na Itália e ainda bronzes na Polônia e na Áustria. Já Ana Patrícia e Rebecca triunfaram em etapas na Holanda e na China, ficaram em segundo lugar no evento checo e em terceiro na Itália, em Portugal, na Suíça e também em solo chinês.

Em Tóquio-2020, o Brasil defenderá a tradição de país com mais medalhas olímpicas no vôlei de praia, modalidade na qual totaliza três ouros, sete pratas e três bronzes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?