Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Carregando jogos
Esportes

Verstappen critica Red Bull e chama classificação sprint de "desastre"

Verstappen reclamou de falta de aderência no carro da Red Bull após treino classificatório na China; tetracampeão larga em 8º na sprint

13/03/2026 15:51
Compartilhar notícia
Kym Illman/Getty Images
Imagem colorida de Max Verstappen dentro do carro - Metrópoles

O desempenho da Red Bull no início do fim de semana do GP da China de Fórmula 1 gerou forte irritação em Max Verstappen. O tetracampeão mundial terminou apenas na oitava posição na classificação que definiu o grid da corrida sprint, disputada em Xangai.

Após a sessão, o piloto afirmou que enfrentou grandes dificuldades para controlar o carro ao longo do dia. Segundo ele, a falta de aderência comprometeu o desempenho nas curvas e impediu a equipe de brigar pelas primeiras posições.

O dia inteiro foi um desastre em termos de pace. Nenhuma aderência. Eu sinceramente acho que este é o maior problema: nenhuma aderência, nenhum equilíbrio, perdendo quantias enormes de tempo nas curvas. Aí você começa a engatilhar outros problemas pequenos. Mas o maior para nós é que as curvas estão completamente fora”, disse.

Verstappen critica Red Bull e chama classificação sprint de “desastre” - destaque galeria
3 imagens
Piloto criticou novo regulamento.
Verstappen critica Red Bull e chama classificação sprint de “desastre” - imagem 3
Red Bull foi uma das equipes que estiveram em Sakhir nesta quarta-feira (11/2).
1 de 3

Red Bull foi uma das equipes que estiveram em Sakhir nesta quarta-feira (11/2).

Bradley Collyer/PA Images via Getty Images
Piloto criticou novo regulamento.
2 de 3

Piloto criticou novo regulamento.

Reprodução/Instagram/Red Bull
Verstappen critica Red Bull e chama classificação sprint de “desastre” - imagem 3
3 de 3

Kym Illman/Getty Images

Os primeiros sinais de insatisfação surgiram ainda durante as voltas no circuito. Pelo rádio, em conversa com o engenheiro Gianpiero Lambiase, Verstappen relatou perda de resposta dos pneus dianteiros logo nas primeiras curvas e chegou a sugerir que algo no carro poderia estar errado.

Ao longo da sessão, o piloto também apontou outras falhas no comportamento do carro. Ele citou dificuldades no funcionamento do câmbio e mencionou problemas relacionados ao sistema de baterias, fatores que contribuíram para o desempenho abaixo do esperado.

Mesmo com o cenário negativo, a Red Bull ainda terá uma janela para tentar ajustes antes da sequência do fim de semana. A corrida sprint está marcada para este sábado (14/3), com largada prevista para 0h (horário de Brasília). Mais tarde, às 4h da manhã, ocorre o treino classificatório que definirá o grid da corrida principal de domingo.