Veja cinco momentos que marcaram o Metrópoles Endurance Ciclismo
O Metrópoles Endurance Ciclismo foi disputado no Autódromo Nelson Piquet e contou com disputas no sábado (16/5) e domingo (17/5)
atualizado
Compartilhar notícia

O Metrópoles Endurance Ciclismo tomou a pista do Autódromo Nelson Piquet no último fim de semana e movimentou o ciclismo de Brasília e do Brasil. Os atletas disputaram provas de Contrarrelógio, Mountain Bike e Ciclismo, marcando mais um capítulo nas competições esportivas do Metrópoles.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo (SETUR), reservou momentos especiais, como o retorno de uma competição de ciclismo ao autódromo e uma atleta disputando as três modalidades.
Prova no autódromo Nelson Piquet
No início de maio, o Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, foi reaberto para competições e treinos de ciclistas profissionais e amadores. A pista conta com 5,3 km de extensão e pode ser usada pelos atletas às terças, quartas e quintas-feiras, das 5h às 9h.
Vale lembrar que o uso do espaço é exclusivo para treinamentos de atletas de alto rendimento, não sendo permitida a utilização para lazer ou qualquer outra finalidade.
Por fim, é impedida a utilização de qualquer outro tipo de equipamento esportivo ou meio de deslocamento, sendo permitido apenas o uso de bicicletas destinadas ao ciclismo. Para garantir a sua entrada e conferir todas as regras para a realização do treino, basta acessar o Sympla.
Cecília Calcagno Grillo
A competidora aproveitou o fim de semana para prestigiar o Metrópoles Endurance Ciclismo. Moradora do Sudoeste, a atleta foi campeã do Mountain Bike, ficou na sexta posição no Contrarrelógio e foi vice-campeã no ciclismo.
Ao Metrópoles, ela revelou que era corredora de rua, mas que se apaixonou pelo mountain bike ao pegar uma bicicleta emprestada e não largou mais o esporte. “É um esporte que, para a minha personalidade, agrega mais alegria e mais diversão. Hoje, me identifico muito mais com o mountain bike do que com a corrida. Eu nem corro mais”, disse.
Cecília se emocionou ao comentar sobre o resultado do fim de semana. “Foi uma realização importante. Eu tive um último ano muito difícil, passei por desafios pessoais muito difíceis e o ciclismo me trouxe uma vontade de viver muito forte e de superar esses desafios”, completou.
Para coroar a sua participação, a ciclista contou que recebeu a torcida especial da mãe durante as provas. “Eu corro há 22 anos, mas acho que é a primeira vez que ela pôde assistir a uma prova minha. Isso também foi importante, por ser um formato em que as famílias também pudessem acompanhar. Para mim, foi muito especial ter minha mãe aqui”, afirmou.
A competidora elogiou o evento e comentou que foi uma oportunidade de mostrar sua habilidade nas diversas categorias. “Uma prova muito bem organizada, com uma premiação ótima. Eu quis prestigiar e disputar todas as modalidades”, declarou.
Cecília ainda comentou sobre a premiação do evento, que é igual para homens e mulheres. “Eu acho que faz muita diferença. Muitas pessoas atribuem uma suposta justiça à diferença por ter menos mulheres inscritas, mas é importante considerar que é muito difícil para as mulheres estarem aqui, comporem esse espaço, participarem dos treinos. Para eu fazer uma trilha, é uma situação diferente de um homem, então eu acho que é importante uma premiação igual “, encerrou.
Bicampeonato de Alan Clécio
Alan Clecio Queiroz Figueiredo tem 38 anos e é um dos grandes nomes do ciclismo de Brasília. Ele se tornou bicampeão do Metrópoles Endurance Ciclismo ao vencer a prova da categoria Master A no último domingo (17/5). Em 2025, no Cycling, ele competiu na mesma categoria e também conquistou o título.
Ao Metrópoles, ele contou que o esporte faz parte da vida dele há 26 anos e que está sempre participando de competição de ciclismo. “Eu amo o esporte, amo o ciclismo. Tenho um histórico bacana no ciclismo, me orgulho disso e estou tentando passar isso para o meu filho, de 6 anos. Ontem ele veio brincar, se divertiu. O esporte é isso: qualidade de vida, diversão”, declarou.
Alan voltou ao autódromo após 12 anos para disputar uma competição da modalidade. “Estar voltando a correr no autódromo […] é muito bom. O autódromo é um local histórico de Brasília, e estou muito feliz por vencer novamente essa prova. No ano passado, eu ganhei no Eixo. Foi uma prova muito boa, agora uma prova excelente, com boa quilometragem e um pelotão muito bom”, completou.
Por fim, ele destacou que a prova estava muito rápida e que mudou de estratégia ao longo do trajeto. “Eu vi que não ia dar para se destacar na frente, o ritmo estava muito forte. Minha estratégia foi se guardar para fazer a chegada no final e ser campeão novamente.
Provas acirradas
O Metrópoles Endurance Ciclismo contou com 15 categorias, com disputas em dois dias intensos. No primeiro, Contrarrelógio e Mountain Bike; no segundo, elite masculina e feminina, além de outras provas.
Em diversas delas, os tempos divulgados pelo Metrópoles neste link mostram que as disputas foram acirradas e que os competidores cruzaram a linha de chegada com diferença inferior a um segundo.
No Elite Feminino, por exemplo, a diferença da campeã Ana Carolina Ribeiro Leal para a segunda colocada, Cecília Calcagno Grillo, foi de um décimo de segundo. No Elite Masculino, Gabriel Sousa Silva e Pedro Figueiredo Leme chegaram juntos. Os dois são da mesma equipe e deram as mãos antes de cruzar a linha de chegada.
Pódios e premiações
Se a chegada já é emocionante, imagine subir ao pódio, receber medalha, troféu e ainda uma premiação em dinheiro? No Metrópoles Endurance Ciclismo, os vencedores das provas chegaram animados após suarem a camisa e cruzarem a linha de chegada nas primeiras posições.
Metrópoles Endurance
Esta é mais uma competição esportiva realizada pelo Metrópoles. A estreia aconteceu com o Endurance, em disputas de triathlon, aquathlon e natação em águas abertas; em seguida, o Cycling tomou conta das ruas do Eixo Monumental.
Em setembro, foi realizada a Meia-Maratona Metrópoles, primeiro evento exclusivamente de corrida. Já o Metrópoles Run aconteceu no dia 21 de dezembro e reuniu competidores de todas as idades. Além do Metrópoles Endurance, em março os competidores também disputaram o Metrópoles Endurance – Corrida e o Metrópoles Endurance, com as provas de triathlon, aquathlon e natação em águas abertas.





























































