metropoles.com

Últimos campeões, Flamengo e Palmeiras dividem protagonismo na Liberta

Equipes enfrentam momentos de oscilação, desconfiança por parte da torcida, mas seguem como favoritas ao título

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Vidal / Flamengo, Cesar Greco / Palmeiras
Gabigol e Rony
1 de 1 Gabigol e Rony - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo, Cesar Greco / Palmeiras

A fase de grupos da Libertadores termina nesta quinta-feira (27/5). Alguns times ainda brigam por classificação, outros para beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana, mas há também aqueles que agora só se preocupam em melhorar sua campanha na primeira fase. Flamengo e Palmeiras estão entre eles.

Os dois últimos campeões do torneio tiveram desempenho semelhante na fase de grupos desse ano. Líder do grupo A, o Verdão somou 12 pontos até aqui com quatro vitórias e uma derrota. O Mengão, por sua vez, é o primeiro colocado do grupo G com 11 pontos. Foram três vitórias e dois empates.

Apesar da classificação, os momentos das equipes em diferentes âmbitos trazem preocupação aos seus torcedores.  Como chegam duas das equipes mais vitoriosas e ricas do Brasil para o mata-mata do torneio mais importante do continente?

Palmeiras

Atual campeão, o Verdão parece viver uma ressaca desde o título conquistado diante do Santos, no Maracanã. De lá para cá o Palmeiras não obteve bons resultados, perdendo quatro disputas de troféu.

Amargou o 4º lugar no Mundial de Clubes e foi vice-campeão da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia. A equipe ainda perdeu a final da Supercopa do Brasil para o Flamengo, e o título do Campeonato Paulista para o São Paulo.

É claro que fatores como a pandemia da Covid-19, as maratonas de jogos em diferentes competições e as longas distâncias percorridas pelo plantel influenciaram nos resultados da equipe. No entanto, a qualidade do futebol apresentado pela equipe preocupa os torcedores.

O plantel pode sofrer alterações no meio desse ano. Jogadores que estavam emprestados como Dudu, Deyverson e Borja devem retornar de empréstimo. Deyverson, inclusive, já retornou ao clube nessa semana, mas seu futuro ainda é incerto. Os destinos de Dudu e Borja seguem em aberto no Alviverde.

Além disso, as propostas para alguns jogadores deixarem o clube são bem vistas pela diretoria, que pretende aliviar sua folha salarial.

Apesar do cenário possivelmente nebuloso, é justamente na Libertadores que o Verdão estabeleceu seu ponto de paz. O Verdão, assim como na última temporada, vem embalado por uma boa campanha na fase de grupos, com ampla vantagem em relação ao segundo colocado e podendo aumentar ainda mais. Se bater o Universitario em casa, a equipe chegará aos 14 pontos.

Flamengo

Diferente do Palmeiras, o Flamengo reagiu rápido após a eliminação precoce para o Racing, ainda nas oitavas da última Libertadores. O Rubro-Negro focou no Brasileirão e quando muitos acharam que não dava mais, a equipe assumiu a liderança na penúltima rodada e conquistou o troféu nacional.

Depois disso, mais duas conquistas de título. A Supercopa diante do Palmeiras e mais recentemente o Campeonato Carioca contra o Fluminense.

Na Libertadores, no entanto, os resultados vieram apesar do sufoco. Sofrendo muito com as bolas paradas, o Mengão teve que dar o sangue para conseguir as viradas diante do Vélez e da LDU, as duas fora de casa.

O Fla voltou a enfrentar a LDU e acabou empatando em 2 x 2, nada de anormal.  No entanto, o empate em 2 x 2 com o modesto Unión La Calera ligou o sinal de alerta do time.

A equipe de Rogério Ceni vem sofrendo muitos gols. A salvação, no entanto, está no ataque. São 14 gols marcados e nove sofridos até a 5ª rodada da fase de grupos. Gabigol é o artilheiro do time no torneio com seis gols. Ele divide a artilharia da Libertadores com Hulk, do Atlético-MG, e Borja, do Junior Barranquilla.

Outra questão que aflige o torcedor é a possível saída de Gerson, meia e peça fundamental do Rubro-Negro. O jogador está sendo negociado com o Olympique de Marselha e deve fazer muita falta no meio de campo da equipe carioca.

Última partida na fase de grupos e futuro nas oitavas

O Fla entra em campo nesta quinta (27/5) para enfrentar o Vélez, da Argentina, no Maracanã às 21h. As duas equipes já estão classificadas.

Mais cedo, às 19h, o Verdão joga contra o Universitario, do Peru, em casa. Se vencer, o Palmeiras fica com segunda melhor campanha da primeira fase, atrás somente do Atlético Mineiro que somou 16 pontos.

Muitas opções no elenco, expectativas elevadas e respeito dos adversários. Apesar dos altos e baixos, as duas equipes seguem entre as mais fortes do continente. Difícil encontrar pela América do Sul um adversário que queira enfrentar um dos dois nas oitavas de final da Libertadores.

É esperar para ver o que o sorteio da próxima fase vai decretar para as duas equipes.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?