Torcedores do Palmeiras e do Flamengo chegam à Arena BRB Mané Garrincha, neste sábado (28/1), para a final da Supercopa. Os portões abriram às 13h30, e a partida começou às 16h30. O duelo é um oferecimento do Metrópoles Sports. O clima é de festa.
Muitos chegaram antes de os portões serem abertos. Entoando canções, munidos de cartazes e com muita irreverência, torcedores e famílias inteiras entraram na arena palco do jogão. Têm até sósias de Arrascaeta e Michael, jogadores do Flamengo. Mais perto do jogo, por volta das 15h30, a fila aumentou em frente à areana e chegava ao Ginásio Nilson Nelson. Mas o clima de alegria predominou entre os torcedores.
Unidos pelo amor e rivais no futebol, Álvaro Silva, 52 anos, é palmeirense, e a esposa, Adriana Nogueira, 54, flamenguista. Eles foram juntos ao estádio e já fizeram uma promessa: quem perder neste sábado (28/1) deve beijar o escudo do time vencedor. “A gozação começou desde ontem. Já estávamos usando o manto”, diz Adriana.
Edylberto da Silva, Edson Jel, Lucivaldo Pinheiro e Israel Nogueira sempre marcam presença no Mané Garrincha quando o verdão vem para Brasília. Eles estão empolgados com a partida. “Quando tem Palmeiras, tem eu”, brinca Edson. A turma de amigos acredita que vai ser um jogo “retrancado”, mas está confiante no resultado. “Acho que vai ficar 1×1 ou 1×0 para o Palmeiras. Não acredito que vai ser um jogo de placar elástico”, analisou Edylberto, antes da partida.
Letícia Silva, Dhiogo Mendes, Claudia Mendes, Thiago Silva e Arthur Silva também chegaram cedo para acompanhar o jogão. A família veio de Bauru, cidade no interior de São Paulo, para trazer o caçula, Arthur, de 4 anos, para assistir ao Palmeiras pela primeira vez no estádio.
Para Claudia, o desejo é de um duelo “sem sofrimento”. “Espero que seja 2×1, pelo amor de Deus, um jogo tranquilo”. Após viajar 11 horas de carro para chegar à capital do país, a família está otimista com a partida. Confiante, o pequeno Arthur pediu 10 gols para o verdão e que Dudu seja o artilheiro do dia.
Por volta das 12h30, a Nação Rubro-negra já marcava presença nas filas para entrar no estádio.
Gabriel Sabbag, 25 anos, já assistiu a jogos do Flamengo três vezes em Brasília. Neste sábado, o servidor público saiu cedo de Anápolis (GO) para ver o seu time ser campeão. Para ele, a disputa seria apertada, mas, em sua opinião, os rubro-negros sairiam vitoriosos.

Letícia Silva, Dhiogo Mendes, Claudia Mendes, Thiago Silva e Arthur Silva. Família veio reunida de Bauru, cidade no interior de São Paulo, para trazerem o caçula, Arthur, de 4 anos, para assistir ao Palmeiras pela primeira vez no estádioCarinne Souza/Metrópoles

Márcio Pereira, de 29 anos, veio do Rio de Janeiro para BrasíliaJonatas Martins/Metrópoles

Farid Neto viajou de Feira de Santana, na Bahia, para ver o Palmeiras. Os amigos Neto Basílio, Lucas Mendes e Fernando dos Reis, brasilienses, acompanham o baiano na partidaCarinne Souza/Metrópoles

Torcedores chegam ao Estádio para a SupercopaLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Fábio Macorin e Julia Macorin, estão confiantes para a partida. Aos 10 anos, Júlia é uma apaixonada pelo Palmeiras e fez uma produção especial para ver seu timeLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Torcedores chegam ao Estádio para a SupercopaLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Torcedores aguardam para entrar na Arena BRB, no Estádio Mané GarrinhaMetrópoles/Divulgação

Em clima de festa, torcedores aguardam abertura dos portões no Mané GarrinchaLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Torcedores chegam ao Estádio para a SupercopaLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Fila de palmeirenses cresce em frente ao estádio Mané GarrinhaMetrópoles/Divulgação

Segurança é reforçada para a decisão da SupercopaMetrópoles/Divulgação

Flamenguistas no Mané Garrincha para a SupercopaMetrópoles/Divulgação

Casal chega no Mané Garrincha para assistir à SupercopaMetrópoles/Divulgação

Torcedores passam por revista na entrada do jogoLuis Nova/Especial para o Metrópoles

Flamenguistas estão otimistasLuis Nova/Especial para o Metrópoles
Eduardo Sabbag, pai de Gabriel, conta que o amor pelo time está na família desde sempre. “O pai dele ensinou o que é ser Flamengo. Ele que me ensinou a ser Flamengo e, se Deus quiser, meus meninos também vão ser flamenguistas”, contou Gabriel.
Márcio Pereira, 29, veio do Rio de Janeiro para Brasília no último fim de semana. “O que eu quero é a vitória do Mengão para voltar feliz para casa. Acho que vai ser um 3×1 para vingar a final da Libertadores que perdemos para o Palmeiras”, afirmou, também ao entrar no estádio.
Antes da partida, os torcedores lotaram a praça de alimentação do Brasília Shopping, no começo da Asa Norte.
Ver essa foto no Instagram
Para o confronto, o Palmeiras chega de maneira invicta. São quatro jogos em 2023, sendo duas vitórias (Botafogo-SP e Ituano) e dois empates (São Bento e São Paulo). Além disso, são quatro gols marcados e apenas um sofrido.
Assim como o Alviverde, o Flamengo chega para a partida de forma invicta, sendo três vitórias (Audax, Portuguesa e Nova Iguaçu) e dois empates (Madureira e Bangu). O Rubro-Negro tem 11 gols anotados contra apenas dois sofridos no ano.
Além da Supercopa do Brasil, o Flamengo vive a expectativa da disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos. A primeira partida será no dia 7/2, contra Wydad Casablanca ou Al-Hilal. Caso avance, jogará a final no dia 11/2.

O pequeno Eduardo, 8 e e Juliano, 32, pedem a camiseta do jogador Dudu, do PalmeirasStefany Fernanda / Metrópoles

A aniversariante Ana Julia, de 16, fez um cartaz para o Bruno TabatinhaStefany Fernanda / Metrópoles

Letícia e Gustavo, de 13 e 10 anos respectivamente, mandam um recado para Raphael VeigaStefany Fernanda / Metrópoles

Maria Clara, 11, e José Antônio, de 12 anos,. vieram de Juazeiro e pedem as camisas do jogadores do FalemengoStefany Fernanda / Metrópoles

Lucas, de 9 anos, pede a camisa do atacante GabigolStefany Fernanda / Metrópoles

O aniversariante Guilherme, 24, pede a camisa de Bruno HenriqueStefany Fernanda / Metrópoles
Novidades
A disputa também ficará marcada por novidades. Além de uma homenagem prevista para Pelé, que faleceu no fim do ano passado, a CBF promete exibir os lances em revisão do VAR nos telões do estádio Mané Garrincha (DF) e em tempo real para os torcedores.
Confira o mapa dos ingressos:
Áreas verde e vermelha: destinadas aos torcedores do Palmeiras
Áreas laranja e azul: reservadas aos torcedores do Flamengo
Áreas em preto: zonas de segurança e separação das torcidas