Anúncio oficial da nova data da Olimpíada

É oficial: Olimpíada de Tóquio começa em 23 de julho de 2021

O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional na manhã desta segunda-feira (30/03). O encerramento será em 8 de agosto

atualizado 30/03/2020 9:52

Anúncio oficial da nova data da OlimpíadaDivulgação/COI

Os Jogos Olímpicos de Tóquio têm nova data confirmada: 23 de julho e 8 de agosto. O anúncio oficial foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na manhã desta segunda-feira (30/03).

Além de ser praticamente igual à deste ano, em relação ao clima do país, também proporciona um tempo maior de prevenção com relação ao novo coronavírus, além de condições melhores para as disputas dos torneios classificatórios.

“Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, afirmou o COI, em nota oficial assinada pelo presidente da entidade, Thomas Bach.

De acordo com Bach, a decisão foi tomada com base em três princípios: “Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico e o calendário internacional de esportes global.

O COI aproveitou para anunciar também a nova data das Paralimpíadas que será de 24 de agosto a 5 de setembro.

As novas datas haviam sido reveladas pela TV japonesa NHK ainda no sábado.

Adiamento

Os Jogos de Tóquio-2020, que continuará com o mesmo nome, foram oficialmente adiados na última terça-feira por causa da pandemia da covid-19. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Bach e Shinzo Abe, primeiro ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

Vídeos
Últimas notícias