metropoles.com

Título do City sobre Flu escancara hegemonia europeia no Mundial

Com a mudança no formato do Mundial de Clubes, a disparidade entre europeus e sul-americanos no torneio só tende a aumentar

atualizado

Compartilhar notícia

Lars Baron – FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem do troféu mundial de clubes da Fifa- Metrópoles
1 de 1 Imagem do troféu mundial de clubes da Fifa- Metrópoles - Foto: Lars Baron – FIFA/FIFA via Getty Images

Em ritmo de treino, o Manchester City conquistou o seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa de 2023 e marcou a 11ª vitória seguida de um time europeu no torneio. Desde o início do atual formato em que é disputado, a competição da Fifa conta com 16 títulos europeus contra 4 sul-americanos.

A vitória acachapante do time inglês contra o Fluminense nessa sexta-feira (22/12), por 4 x 0, escancarou a disparidade futebolística entre os continentes, e disparou o sinal de alarme nos times da América do Sul.

Com o novo formato em que deve ser disputado, as chances de uma equipe da Conmebol voltarem a vencer o torneio se tornaram praticamente nulas, fortalecendo a tendência hegemônica que deve se estabelecer, de vez, nos próximos anos.

Na história, a Europa lidera por mais de 10 títulos as vitórias em Mundiais de Clubes, com 37 taças ao seu favor, contra 26 da América do Sul.

Com o último título conquistado por uma equipe sul-americana acontecendo há mais de 10 anos, dificilmente uma equipe do continente retornará ao primeiro lugar do pódio Mundial, e a hegemonia europeia deverá se manter sem grandes incômodos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?