Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Carregando jogos
Tênis

Tenista Osaka se destaca pelo desempenho e posicionamento crítico

Número dois no ranking mundial, a atleta de 23 anos joga luz em assuntos como saúde mental e racismo

02/06/2021 04:45, atualizado 02/06/2021 10:29
Compartilhar notícia
Cameron Spencer/Getty Images
Naomi Osaka

Um fenômeno do tênis. Assim podemos classificar a tenista Naomi Osaka, de apenas 23 anos de idade. Com sete grandes títulos em sua bagagem, a tenista ocupa atualmente a segunda posição do ranking mundial de tênis.

Além do grande desempenho dentro das quadras, a tenista japonesa vem ganhando notoriedade no mundo do esporte por conta de seu posicionamento sobre diversas questões. Contrariando o senso comum, Osaka prova a cada decisão e pronunciamento que ninguém a impedirá de dizer o que pensa.

Conquistas

Em 2018,  Naomi começava a mostrar ao que veio. Naquele ano venceu o Indian Wells e o US Open. Nesse último, derrotou ninguém menos que a consagrada Serena Williams na Final.

No ano seguinte, a saga de conquistar títulos se manteve. A tenista japonesa venceu em Pequim, na China, Osaka, no Japão e o Australian Open. A sequência alçou Naomi para o topo do ranking mundial, local de onde não saiu mais.

Em 2020, com o calendário muito afetado por conta da pandemia do coronavírus, Naomi Osaka levou mais um US Open. Em 2021, a tenista conquistou novamente o Australian Open.

Saúde mental em pauta

Após derrotar Maria Patricia Tig na estreia, a número 2 do mundo decidiu abandonar o grand slam de Roland Garros. O motivo? Osaka se recusou a participar das entrevistas exigidas pelos organizadores do torneio e foi multada em 15 mil dólares.

Horas depois da punição, a tenista veio a público e explicou que deixaria o torneio para cuidar de sua saúde mental. Naomi Osaka revelou que desde 2018 luta contra a ansiedade. Em suas redes sociais, Osaka publicou uma explicação para a sua decisão e mostrou muita maturidade para expor o momento que passa.

“Eu não sou uma oradora natural e tenho enormes crises de ansiedade antes de falar com a imprensa. Eu fico realmente nervosa e acho realmente estressante me conectar e dar as melhores respostas que gostaria”, revelou a tenista.

A decisão de Naomi Osaka recebeu apoio de outros grandes nomes do esporte como Lewis Hamilton, Serena Williams e Stephen Curry, que se solidarizaram com a tenista.

Posicionamento anti-racista

Essa não é a primeira vez que Osaka faz questão de colocar suas opiniões de maneira explícita. Ano passado, durante o US Open, a tenista entrou em quadra com uma máscaras que homenageavam pessoas negras mortas em operações policiais nos Estados Unidos. A cada jogo ela homenageava uma vítima, entre elas, George Floyd.

As ações de Osaka foram amplamente debatidas, inclusive pelos patrocinadores da tenista.

Seus constantes posicionamentos colocam a tenista junto de outros nomes como Lewis Hamilton e LeBron James, que constantemente deixam claro suas opiniões sobre temas delicados da sociedade.

A cada campeonato e atitude, Naomi Osaka mostra que pode gravar cada vez mais seu nome da história do tênis, não só pelo desempenho técnico comprovado a cada vitória, como também pela consciência demonstrada enquanto cidadã.