metropoles.com

Em evento-teste dos jogos, tenista brasileira dedica homenagema recebida às mulheres

Sete vezes vencedora de torneios individuais do Grand Slam, Maria Esther Bueno se emociona e destaca a importância da homenagem para o esporte feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução SportTV
mariaesterbueno
1 de 1 mariaesterbueno - Foto: Foto: Reprodução SportTV

A tenista Maria Esther Bueno foi homenageada hoje (12/12) na inauguração da quadra central do Centro Olímpico de Tênis, que recebeu o nome da sete vezes vencedora de torneios individuais do Grand Slam. Emocionada, a atleta destacou a importância da homenagem para o esporte feminino.

Fico muito orgulhosa de ter representado bem o Brasil e acho que para a mulher brasileira foi uma grande vitória, porque tudo a gente tem que fazer o triplo dos homens. A gente conseguiu tudo isso e hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. 

Maria Esther Bueno

O Centro Olímpico de Tênis foi a primeira instalação do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a ser utilizada em um evento-teste, o Correios Mastercup 2015, que começou na última quinta-feira e terminou hoje. Ao todo, participaram da competição 74 atletas que buscam vagas nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas.

Com investimento de cerca de R$ 190 milhões do governo federal, o local conta com 16 quadras de tênis, sendo nove delas previstas para continuar após o fim dos jogos. Na arena principal, a capacidade chega a 10 mil torcedores.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou da inauguração e defendeu que o lugar seja administrado pela iniciativa privada depois das Olimpíadas.

Foto: Divulgação
Maria Ester é considerada a melhor tenista brasileira de todos os tempos

 

“A gente também deve fazer uma parceria privada para a manutenção desse espaço. É um equipamento que, se bem explorado e bem utilizado, pode dar lucro. E é o que eu espero que aconteça”, disse o prefeito, que afirmou ter recebido na última quinta-feira (10) uma proposta da Confederação Brasileira de Tênis, que deseja assumir o local. “Eles têm que mostrar viabilidade para cuidar disso”.

O tenista Gustavo Kuerten, Gugam também foi a cerimônia de inauguração e elogiou a estrutura do centro olímpico. “É uma estrutura digna dos maiores torneios do mundo”, afirmou. No entanto, ele chamou a atenção para a necessidade de manutenção e de aliar a estrutura a outras iniciativas. “Não depende só da quadra, depende de inúmeros fatores que temos que continuar trabalhando e evoluindo”.

Para o diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia, o evento-teste foi foi bem-sucedido e permitiu testar a operação da parte médica e do sistema de resultados, além da estrutura física e do acesso. Segundo Rodrigo, no próximo evento-teste do Parque Olímpico, de basquete, será possível ter uma ideia melhor do fluxo de pessoas, já que o público previsto é maior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?