metropoles.com

Djokovic bate Nadal, brilha nas duplas e Sérvia conquista ATP Cup

“Vou lembrar dessa experiência por toda a minha vida. Sou muito feliz e abençoado pela carreira que tenho”, celebrou Djokovic

atualizado

Compartilhar notícia

Matt King/Getty Images
2020 ATP Cup – Sydney: Day 10
1 de 1 2020 ATP Cup – Sydney: Day 10 - Foto: Matt King/Getty Images

A primeira campeã da ATP Cup, que abre a temporada de 2020 do tênis mundial, é a Sérvia. Os sérvios, liderados por Novak Djokovic, atual número 2 do mundo, derrotaram a Espanha por 2 x 1 na grande final e ficaram com o título da competição disputada na Austrália.

“Vou lembrar dessa experiência por toda a minha vida. Sou muito feliz e abençoado pela carreira que tenho. Jogar pelo meu país com alguns dos meus melhores amigos foi muito especial”, celebrou Djokovic.

Djokovic foi decisivo para a conquista de seu país. O tenista de 32 anos teve uma performance praticamente perfeita em sua trajetória no campeonato, de modo que venceu os seis jogos de simples e os dois de duplas.

No duelo mais esperado do torneio, o sérvio derrotou Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, por 6/2 e 7/6 (6/4) e manteve o seu time vivo na competição, uma vez que a Espanha havia vencido o primeiro duelo com Roberto Bautista Agut. O espanhol, que ocupa o décimo posto no ranking da ATP, derrotou Dusan Lajovic, 34º colocado, por 7/5 e 6/1, em 1h37.

Na embate contra Nadal, Djokovic foi dominante, especialmente no primeiro set. Ele passou ileso, sem ter o saque quebrado, errou pouco e conseguiu ser eficiente diante de um rival incomodado pelo forte calor em Sydney e também pelo comportamento dos torcedores sérvios, maioria nas arquibancadas.

Na sequência, o principal tenista da Sérvia voltou à quadra para a decisão nas duplas ao lado de Viktor Troicki, enquanto que Nadal, muito desgastado fisicamente, decidiu não jogar e ficou apoiando seus companheiros à beira da quadra. Feliciano López e Pablo Carreño Busta foram os escolhidos para atuar e não conseguiram parar os sérvios, que venceram com certa facilidade, por 6/3 e 6/4, em 1h15, e faturaram o título.

A ATP Cup, grande novidade do circuito para 2020, reuniu 24 seleções desde o dia 3 de janeiro e foi disputada em três sedes diferentes na Austrália – Perth, Brisbane e Sydney. A competição foi criada pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e ofereceu vantagens em relação à Copa Davis, como o valor da premiação de US$ 15 milhões (cerca de R$ 61 milhões), e os pontos no ranking – até 750 para tenistas de simples e 250 para duplistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?