metropoles.com

Austrália, Canadá, Bélgica e Noruega vencem na estreia da ATP Cup

Duas das principais atrações da competição, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev perderam

atualizado

Compartilhar notícia

TPN/Getty Images
Nitto ATP World Tour Finals – Day Four
1 de 1 Nitto ATP World Tour Finals – Day Four - Foto: TPN/Getty Images

Austrália, Canadá, Bélgica e Noruega estrearam com vitória, nesta sexta-feira (03/01/2020), na primeira rodada da ATP, competição entre nações em quadras australianas que marca o início da temporada do tênis. Destaque para os noruegueses que bateram os Estados Unidos.

Duas das principais atrações da competição, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev perderam. O grego, vencedor do ATP Finals de Londres de 2019 e sexto no ranking mundial, foi superado na disputa de dois no tie-break 7-6 (8-6), 7-6 (7/4) pelo canadense Denis Shapalov.

Outra vitória canadense foi obtida por Felix Auger-Aliassime sobre Michail Pervolarakis (6/1 e 6/3). Nas duplas, novo triunfo com Denis Shapovalov/Felix Auger frente a Petros Tsitsipas/Michail Pervolarakis: 6/2 e 6/3.

Sétimo do mundo, Zverev vendeu caro a derrota para o australiano Alex de Minaur, que precisou de três sets: 4-6, 7-6 (7/3), 6-2. No segundo set, o alemão chegou a estar com 4 x 2 no placar, mas deixou o rival virar.

Os australianos terminaram o dia com mais duas vitórias. Jan-Lennard Struff surpreendeu ao superar Nick Kyrgios, com um duplo 6/4, e nas duplas Chris Guccione/John Peers marcaram 6/3 e 6/4 sobre Kevin Krawietz/Andreas Mies.

O time norueguês marcou 2 x 1 sobre os norte-americanos. Casper Ruud derrotou, de virada, John Isner: 6/7 (3/7), 7/6 (12/10) e 7/5, enquanto Taylor Fritz superou Viktor Durasovic com um duplo 6/2. A vitória no duelo do dia veio nas duplas com Casper Ruud/Viktor Durasovic, que marcaram 4/6, 6/3 e 10/5 sobre Rajeev Ram/Austin Krajicek. Em outro confronto, a Bélgica derrotou Moldávia por 3 x 0.

A ATP Cup surge justamente no momento em que a tradicional Copa Davis tenta se reposicionar no calendário. Em 2019, a Davis estreou seu novo formato, com a disputa das Finais concentradas em um local e em uma mesma semana. Enquanto a Davis é organizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF), a nova competição é criação da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

E, justamente por ser da entidade que representa os jogadores, a ATP Cup conta com maior apoio dos tenistas, que puderam dar sugestões e ideias durante o processo de criação do torneio. Além disso, a nova competição conta com a vantagem de ser sediada na Austrália, país-sede do primeiro Grand Slam do ano.

Em comparação à Davis, outras vantagens são a premiação – pela presença e também pelos resultados -, com distribuição total de US$ 15 milhões (cerca de R$ 61 milhões), e os pontos no ranking: até 750 para tenistas de simples e 250 para duplistas. A competição tem final marcada para o dia 12 e será realizada em três cidades ao mesmo tempo: Brisbane, Perth e Sydney.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?