metropoles.com

Técnicos de ginástica são suspensos nos EUA por suspeita de abuso

Al Fong e Armine Barutyan são acusados de abusos físicos e emocionais contra atletas de ginástica. Decisão cabe recurso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kevin Abele/Icon Sportswire via Getty Images
Bandeira-Time-Olimpico-Estados-Unidos
1 de 1 Bandeira-Time-Olimpico-Estados-Unidos - Foto: Kevin Abele/Icon Sportswire via Getty Images

Uma bomba caiu no mundo da ginástica artística americana nesta semana. Os técnicos Al Fong e Armine Barutyan, que são casados, foram suspensos por conduta inapropriada. Eles são fundadores da Great American Gymnastics Express (Gage) e treinaram medalhistas olímpicos. As suspeitas são de abusos físicos e emocionais.

Fong foi suspenso até 22 de dezembro de 2030, enquanto Barutyan foi punida por um ano. A decisão da U.S. Center for SafeSport foi anunciada na última terça-feira (23/12). Os treinadores podem recorrer da decisão em até 10 dias.

A Gage se pronunciou sobre o caso envolvendo seus fundadores. Em nota, a entidade lamentou a situação, mas declarou que a medida foi tomada sem provas.

“Apoiamos totalmente a missão da SafeSport e a importância de criar ambientes saudáveis para treinamento, mas estamos profundamente desapontados pelo resultado e discordamos completamente. A medida foi tomada sem qualquer testemunha e baseada numa avaliação de um comitê. Acreditamos que a decisão não reflete nosso contexto”, diz a Gage.

Entre atletas treinados por Fong estão Terin Humphrey e Courtney McCool, vice-campeãs olímpicas em Atenas 2004 pelos Estados Unidos.

Além disso, o treinador teve duas atletas treinadas por ele que morreram na década de 90: Julissa Gomez faleceu após bater a cabeça em um treinamento, enquanto Christy Henrich morreu em 1994, vítima de anorexia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?