metropoles.com

Técnico do Liverpool pede que jogo seja anulado após erro do VAR

Jürgen Klopp afirmou que partida contra o Tottenham seja disputada novamente após erro grosseiro da arbitragem

atualizado

Compartilhar notícia

Martin Rickett – EMPICS / Colaborador
Imagem mostra homem com expressão de raiva - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra homem com expressão de raiva - Metrópoles - Foto: Martin Rickett – EMPICS / Colaborador

O técnico Jürgen Klopp defendeu que a partida de sábado (30/9), contra o Tottenham, encerrada com o Liverpool derrotado por 2 x 1, seja disputada novamente por causa do gol legal de Luis Díaz anulado pela arbitragem. Embora ache difícil um desfecho como este, o treinador alemão considera a anulação da partida o caminho mais justo a ser seguido, até porque a própria associação de árbitros da Inglaterra, a PGMOL, admitiu o “erro humano” .

“Não fizeram de propósito e não podemos esquecer disso, mas foi uma falha, um erro óbvio, por isso acredito que deveriam pensar em soluções. Acredito que o certo seria jogar a partida novamente, embora seguramente seja algo difícil de ser acatado”, disse Klopp em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, véspera da partida contra o Union Saint-Gilloise, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga Europa.

Apesar da frustração, o treinador mostrou-se compreensivo e disse não guardar ressentimentos da equipe de arbitragem. “Não estou nem um pouco ressentido em relação aos árbitros, acho que nós não devemos atacá-los. Eles cometeram um erro e tenho certeza que estão se sentindo muito mal por isso”, afirmou.

O lance em questão ocorreu aos 33 minutos do primeiro tempo, quando o Liverpool tinha um jogador a menos, pois Jones foi expulso, e nenhum dos times havia balançado a rede. Díaz estava em posição legal quando recebeu a bola e avançou para fazer o gol, mas Hooper anulou a jogada por impedimento. O VAR, por sua vez, não interveio para corrigir o erro. De acordo com a ESPN britânica, Darren England chegou a constatar a legalidade do lance após revisão, mas não teria entendido que decisão de campo foi a de anular o gol e apenas disse a Hooper que “a revisão estava concluída”.

A anulação do gol legal fez Darren England e seu assistente Dan Cook, responsáveis pela arbitragem de vídeo da partida, serem retirados da escala da próxima rodada do Campeonato Inglês. Já Simon Hooper, árbitro que apitou o duelo no campo, foi escalado para trabalhar no VAR de Everton x Bournemouth, jogo marcado para o próximo sábado. O quarto árbitro Michael Oliver também trabalhará normalmente no final de semana.

A PGMOL, associação de árbitros do Campeonato Inglês, admitiu a falha. “A PGMOL reconhece um grave erro humano durante o Tottenham x Liverpool. O gol de Luiz Díaz foi anulado por impedimento pela equipe de árbitros em campo. Este foi um erro factual claro e óbvio e deveria ter resultado na marcação do gol por meio da intervenção do VAR, mas o VAR não interveio.A PGMOL conduzirá uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro”, disse em comunicado.

Depois do gol mal anulado, o Liverpool teve a rede balançada por Son e buscou o empate nos acréscimos do segundo tempo, com um gol marcado por Gakpo. No segundo tempo, o time comandado por Jürgen Klopp ficou com nove jogadores em campo, já que Diogo Jota também foi expulso. Um gol contra de Matip, nos acréscimos, determinou a vitória por 2 a 1 para o Tottenham.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?