metropoles.com

Técnica questiona Valieva após quedas: “Por que parou de lutar?”

Grande nome da patinação, Kamila Valieva, de 15 anos, sentiu a pressão após polêmicas com doping

atualizado

Compartilhar notícia

Nikolay Muratkin/Anadolu Agency via Getty Images
Kamila Valieva
1 de 1 Kamila Valieva - Foto: Nikolay Muratkin/Anadolu Agency via Getty Images

Grande nome da patinação nas Olimpíadas de Inverno, Kamila Valieva acabou ficando fora do pódio da patinação no gelo, após uma série de quedas. A atleta de 15 anos convive com uma investigação por doping, mas nada disso comoveu sua treinadora, Eteri Tutberidze.

Chorando, após o resultado de sua apresentação, Kamila foi duramente cobrada pela treinadora. “Por que você deixou para lá? Explica para mim, por que? Por que parou de lutar? Você deixou para lá depois daquele axel (movimento). Por que?”, perguntou, flagradas pelas câmeras após a apresentação.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou ter ficado “muito perturbado” pela cena. O dirigente afirmou que havia uma “atmosfera arrepiante” em torno da jovem estrela russa.

“Fiquei muito perturbado ontem quando assisti à competição na televisão. Eu vi o quão alta deve ter sido a pressão sobre ela. Essa pressão está além da minha imaginação. Em particular para uma menina de 15 anos, vê-la lutando no gelo, vendo como ela tenta se recompor novamente e terminar seu programa. Você podia ver na linguagem corporal, isso foi um imenso estresse mental. Talvez ela preferisse deixar o gelo e deixar a história para trás”, afirmou.

“Ela foi recebida por sua comitiva, mas o que parecia ser uma tremenda frieza, foi arrepiante ver isso. Em vez de tentar ajudá-la, você podia sentir essa atmosfera arrepiante, essa distância. Se você interpreta a linguagem corporal, fica ainda pior. Tudo isso não me dá muita confiança na comitiva de Kamila em relação ao passado nem em relação ao futuro. Como lidar, como tratar atletas menores de 15 anos sob tanto estresse mental. Só posso desejar para Kamila Valieva que ela tenha o apoio de sua família, de amigos, de pessoas que a ajudem nessa situação extremamente difícil”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?