Site coloca Floyd Mayweather como maior boxeador da história

Muhammad Ali, apontado como ícone da modalidade, aparece apenas na quarta colocação da lista

ISAAC BREKKEN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOISAAC BREKKEN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 13/08/2019 15:04

O site norte-americano BoxRec divulgou um ranking dos 10 maiores pugilistas de todos os tempos. De acordo com o portal, é o norte-americano Floyd Mayweather Jr. o maior lutador que já existiu. O polêmico e falastrão atleta nunca perdeu nos 21 anos de carreira profissional e tem um cartel perfeito de 50 vitórias em 50 aparições. Apontado por muitos como o maior atleta de todos os tempos, o também norte-americano Muhammad Ali aparece apenas na quarta colocação da lista. Fecham o pódio o filipino Manny Pacquiao, rival histórico de Mayweather, e o argentino Carlos Monzon, único sul-americano na lista do BoxRec.

Manny Pacquiao e Floyd Mayweather nutriram grande rivalidade durante anos. Os dois são frequentemente apontados como maiores expoentes da geração e uma luta entre ambos foi realizada em maio de 2015. Apenas para se ter noção da importância do embate, a bolsa da luta chegou a exorbitantes US$ 300 milhões, com o norte-americano embolsando US$ 180 milhões do total.

Carlos Monzón teve uma carreira de respeito. O argentino deteve o cinturão dos pesos-médios por nada menos do que sete anos. A carreira do lutador, porém, foi marcada por problemas extra-ringue: em 1988, Monzón assassinou a então esposa, Alicia Muñiz, ao atirá-la de uma varanda no segundo andar de um prédio. No ano seguinte, ele foi condenado a 11 anos de prisão por conta do crime. O argentino morreu em 1995, em um acidente de carro.

Muhammad Ali
É inegável o impacto que o norte-americano Muhammad Ali causou não só no mundo do boxe, mas também fora dos ringues. O cartel de 56 vitórias e cinco derrotas poderia ser até melhor caso o pugilista, nascido Cassius Marcellus Clay, nome que seria mudado após a conversão do astro ao Islamismo, não tivesse sido banido da modalidade entre os anos 1967 e 1970 por se recusar a combater na Guerra do Vietnã. O quarto lugar da lista do BoxRec também ficou marcado pelo estilo falastrão, que costumava falar dos adversários com rimas muitas vezes debochadas e carregadas de humor. Muhammad Ali, falecido em 2016, também fez parte de algumas das mais lembradas lutas da história do boxe, como o embate contra George Foreman, em 1974, em Kinshasa, à época capital do Zaire, hoje capital do Congo, e o encontro com Joe Frazier, em Manila, nas Filipinas.

Confira o Top 10 do BoxRec:

  1. Floyd Mayweather Jr.
  2. Manny Pacquiao
  3. Carlos Monzón
  4. Muhammad Ali
  5. Sugar Ray Robinson
  6. Bernard Hopkins
  7. Joe Louis
  8. Archie Moore
  9. Oscar de La Hoya
  10. Julio Cesar Chavez

Últimas notícias