metropoles.com

Santos rebate boato de escalação irregular contra o Independiente

Conmebol confirma que atacante Kaio Jorge estava apto para a partida da Copa Sul-Americana, que terminou com vitória santista por 1 x 0

atualizado

Compartilhar notícia

Ivan Storti/Santos FC
Kaio Jorge, do Santos
1 de 1 Kaio Jorge, do Santos - Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos rebateu nesta quinta-feira (16/7) o boato levantado de uma suposta escalação irregular contra o Independiente, da Argentina. As duas equipes se enfrentaram nessa quarta (16/7), pela partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana.

A equipe paulista publicou uma nota pelas redes sociais esclarecendo a situação. O rumorsobre a possível punição surgiu nesta quinta na imprensa argentina, após revelarem que o atacante Kaio Jorge havia tomado o terceiro cartão amarelo na partida contra o Barcelona de Guayaquil, só que pela Libertadores.

O jogo marcou o último compromisso do Alvinegro pela competição na edição deste ano. Com a desclassificação e o 3º lugar na fase de grupos, o time brasileiro passou a disputar a Sul-Americana.

De acordo com a imprensa argentina, o clube de Avellaneda entraria com um protesto na Conmebol solicitando a anulação da partida.

Com o terceiro amarelo, o atacante ficaria suspenso, mas como detalha o artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol – “a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição”. Logo, o atacante foi escalado de maneira legal.

Segundo a nota publicada pelo Peixe,  a diretoria formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação de Kaio Jorge do meia Camacho. Nas duas situações a confederação autorizou a escalação dos atletas.

O camisa 9 do Peixe foi o autor do gol do Santos na vitória por 1 x 0 contra a equipe argentina.

Esse não foi o primeiro embate jurídico entre o Peixe e o Independiente. Em 2018, pelas oitavas de final da Libertadores, o clube denunciou a escalação irregular de Carlos Sánchez, à época recém contratado para a equipe Paulista. Sanchez, no entanto, havia sido expulso em sua última partida pelo River Plate na Libertadores do ano anterior.

As duas equipes empataram no jogo de ida por 0 x 0, mesmo placar do segundo confronto.

A Conmebol decidiu punir o clube brasileiro  com uma derrota por 3 x 0. A decisão surpreendeu por ter saído horas antes do início da partida, que aconteceu no Pacaembu. Revoltada com a decisão da confederação, a torcida santista começou a estourar bombas pelos estádio, invadir o campo e entrar em confronto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo em forma de protesto.

Leia a nota do Santos na íntegra.

“O Santos FC esclarece que o atacante Kaio Jorge estava apto a jogar diante do Independiente, da Argentina, pela Conmebol Sul-Americana, na quinta-feira, dia 15, na Vila Belmiro. Para evitar qualquer dúvida, o Clube formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação dos atletas Kaio Jorge e Camacho. Nas duas situações, a resposta da entidade, como o Santos já esperava, foi positiva em relação à escalação dos atletas.

Kaio Jorge levou o terceiro amarelo na última partida do Clube pela Conmebol Libertadores, contra o Barcelona, no Equador, mas pelo artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol – “a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição”.

Já no caso de Camacho, o Santos FC está amparado pelo artigo 3.7.4.1 do Manual de Clube da Conmebol Sul-Americana. O Santos FC reitera que tanto o Departamento de Futebol, quanto o Departamento Jurídico, tiveram todo o cuidado prévio em cada situação, a fim de evitar prejuízos ao Clube.”

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?