Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Carregando jogos
Esportes

Rússia voltará a competir em torneio da Fifa após 4 anos de suspensão

Federação Russa de Futebol estava suspensa de participar de jogos e torneios da Uefa e da Fifa em razão do conflito com a Ucrânia

25/06/2026 14:05
Compartilhar notícia
Alexander Scheuber - FIFA/FIFA via Getty Images
Rússia voltará a competir em torneio da Fifa após 4 anos de suspensão

Após quatro anos banida de participar de torneios organizados pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), a Rússia voltará a participar uma competição da entidade em outubro deste ano. A Federação Russa de Futebol disputará o campeonato Mundial sub-15, que acontecerá no Azerbaijão.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25/6). Desde 2022, por meio de uma decisão conjunta entre a Uefa e Fifa, seleções e clubes da Rússia estavam proibidos de disputar qualquer torneio internacional, em razão do conflito do país com a Ucrânia.

Em fevereiro desse ano, Gianni Infantino, presidente da Fifa, já havia comunicado sobre ser favorável ao retorno da Federação Russa de Futebol às competições, ao menos nas categorias de base. Segundo o presidente da entidade, a proibição gerava apenas “mais frustação e ódio”.

“Temos que fazer isso. Pelo menos no nível de formação. Essa proibição não alcançou nada”, afirmou Infantino.

Vale destacar que a possível volta da Rússia ocorre simultaneamente à flexibilização das restrições impostas a atletas russos e bielorrussos. Em maio, por exemplo, o Comitê Olímpico Internacional aprovou que os atletas da Bielorrússia voltassem a competir sob bandeira e hino nacional.