metropoles.com

Rogério Ceni é anunciado como novo treinador do Bahia

Técnico Rogério Ceni terá a missão de ajudar o time baiano a escapar da zona de rebaixamento. Bahia está na 16ª posição com 22 pontos

atualizado

Compartilhar notícia

Juan Mabromata – Pool/Getty Images
Imagem colorida de homem vestido de terno com sorriso aberto em fundo branco com azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de homem vestido de terno com sorriso aberto em fundo branco com azul - Metrópoles - Foto: Juan Mabromata – Pool/Getty Images

O Esporte Clube Bahia anunciou, neste sábado (9/9), a contratação do técnico Rogério Ceni. O primeiro contato do treinador com o elenco será na próxima segunda-feira (11/9). Ele chega para substituir o português Renato Paiva, que pediu demissão, na última quarta-feira (6/9), em meio à briga contra o rebaixamento.

Ceni, portanto, assume a preparação do time do Bahia para enfrentar o Coritiba, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão 2023. Atualmente, o tricolor baiano está na 16ª colocação, com 22 pontos.

Na última quinta-feira, um dia após a saída de Paiva, o Bahia iniciou conversas com Rogério Ceni, que era a primeira escolha da liderança tricolor.

As negociações progrediram até a fase de assinatura do contrato, mas em um momento crucial, surgiu um ponto de discordância que ameaçou o acordo: o treinador foi enfático ao declarar que não estaria disposto a tolerar interferências em sua gestão.

Rogério Ceni reivindicou a autonomia necessária para tomar decisões relacionadas ao departamento de futebol, incluindo transferências de jogadores, entre outras. Inicialmente, o Bahia não viu com bons olhos a posição do treinador e chegou a cogitar Maurício Barbieri como plano B.

Entretanto, após discussões e negociações, Ceni e a direção tricolor conseguiram chegar a um entendimento para a formalização do contrato. “Multicampeão, Rogério Ceni é o novo técnico do Esquadrão. Apresentação oficial segunda-feira à tarde, ao vivo na TV Bahêa, para a Nação Tricolor”, destaca anuncio do Bahia nas redes sociais.

Rogério Ceni como treinador

A trajetória de Ceni como treinador começou no São Paulo e alcançou seu auge durante sua passagem pelo Fortaleza, entre 2018 e 2019. Nesse período, ele conquistou o título da Série B, a Copa do Nordeste em 2019 e se sagrou bicampeão cearense. Posteriormente, Ceni teve uma breve e polêmica passagem pelo Cruzeiro, com apenas oito jogos no comando.

Em seguida, o treinador retornou ao Fortaleza, dirigindo a equipe em 42 partidas, antes de aceitar uma oferta para comandar o Flamengo. No clube carioca, Ceni voltou a colecionar conquistas, incluindo o Brasileirão de 2020, além da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca de 2021.

Em 2021, ele retornou ao São Paulo, ficando perto de títulos como o vice-campeonato da Copa Sul-Americana e o do Paulistão de 2022. Infelizmente, em 2023, Ceni foi demitido devido ao declínio de desempenho da equipe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?