metropoles.com

Quem é Thiago Carpini, novo técnico do São Paulo

Ex-jogador, vitória sobre o SPFC e acesso. Conheça o jovem substituto de Dorival Júnior

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Tadiotto/E.C Juventude
Treinador Thiago Carpini em ação pelo juventude
1 de 1 Treinador Thiago Carpini em ação pelo juventude - Foto: Gabriel Tadiotto/E.C Juventude

O nome Thiago Carpini, ex-técnico do Juventude, deve ser anunciado a qualquer momento como o substituto de Dorival Júnior, que deixou o tricolor paulista após aceitar o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a seleção brasileira. A diretoria do São Paulo desejava um perfil jovem e encontrou em Carpini uma opção. Mas, para tirá-lo do Juventude, terá de pagar uma multa rescisória de um milhão de reais.

Thiago Carpini Barbosa tem 39 anos de idade e nasceu em Valinhos, Região Metropolitana de São Paulo. Antes de assumir a prancheta, foi jogador profissional de futebol. Como volante e zagueiro, acumulou passagens por grandes clubes, como Bahia, Atlético-MG e Ponte Preta.

Campanha histórica 

Thiago Carpini passou por clubes de menor expressão do futebol paulista. Comandou o Oeste, Guarani, Inter de Limeira e Ferroviária. Mas apareceu para o futebol nacional há cerca de um ano, quando comandava o Água Santa, time de Diadema, cidade no interior de São Paulo com cerca de 400 mil habitantes.

O treinador fez história ao levar a equipe à decisão do Campeonato Paulista de 2023, ao despachar equipes favoritas, como Red Bull Bragantino e o próprio São Paulo, eliminado nas quartas de final. Na decisão, contra o fortíssimo elenco do Palmeiras, chegou a sair na frente. Venceu o jogo de ida, em casa, por 2×1. Mas na volta, no Allianz Parque, foi goleado por 4×0. O excelente trabalho de Carpini rendeu o título de melhor técnico da competição muitos elogios, inclusive de Abel Ferreira.

Saiba mais sobre o bet365 login em conteúdo especial

Sondagens e acesso

Após o trabalho com o Água Santa no estadual e sem calendário para o restante da temporada, Carpini apareceu no radar de clubes de projeção nacional. Um deles foi o Juventude, que disputou a Série B do ano passado.  Sob seu comando, o time gaúcho garantiu acesso à primeira divisão nacional, ao terminar na segunda colocação, com 65 pontos conquistados.

Antes de aceitar a proposta do São Paulo, Carpini chegou a ser cogitado no Santos para a temporada de 2024, mas uma proposta sequer foi formalizada.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?