metropoles.com

Pré-Olímpico: seleção feminina vence a Bélgica neste sábado

Grupo se recupera da derrota por 3 a 0 para a Turquia, que aconteceu em meio ao luto pela morte de Walewska

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/FIVB
Gabi Guimarães atacando - Metrópoles
1 de 1 Gabi Guimarães atacando - Metrópoles - Foto: Divulgação/FIVB

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei se recompôs em quadra e voltou a vencer no Pré-Olímpico de vôlei na madrugada deste sábado (23/9). O time de José Roberto Guimarães bateu a seleção da Bélgica por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/14 e 25/20, em Tóquio, no Japão. O grupo se recupera da derrota por 3 a 0 para a Turquia, que aconteceu em meio ao luto pela morte de Walewska Moreira de Oliveira, jogadora de vôlei e campeã olímpica com a Seleção Brasileira nos Jogos de Pequim-2008.

A vitória nesta sexta rodada do Pré-Olímpico é fundamental para manter viva a chance de classificação do Brasil para os Jogos de Paris-2024. A situação será definida neste domingo contra o Japão, as donas da casa, às 7h25 (horário de Brasília). Em terceiro lugar, o Brasil precisará aguardar o confronto entre Japão e Turquia neste sábado para saber de quanto deverá vencer as asiáticas no domingo para buscar a classificação.

“Gostei do comportamento do time na partida contra a Bélgica. Agora já temos que pensar no Japão para buscar a nossa classificação olímpica. Elas têm um time certinho. Vamos ter que sacar muito bem e ter muita paciência. Treinamos muito para esse momento e é hora de colocarmos em prática tudo que foi treinado. É uma velocidade de jogo completamente diferente”, avaliou José Roberto Guimarães, treinador do Brasil.

A ponteira Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 19 acertos. A central Thaisa, com 10, também se destacou na partida Capitã da equipe, Gabi falou sobre o difícil momento de luto vivido pelo time e mostrou confiança para o duelo diante do Japão.

“A equipe está de parabéns por ter superado um momento muito difícil que foi a perda da Wal. Nos unimos e a comissão técnica teve a capacidade de nos passar força para jogarmos e lutarmos por ela. Hoje foi uma vitória importante. A Bélgica sacou muito bem. Conseguimos manter nosso ritmo de jogo, com o saque e a defesa funcionando bem. Ainda precisamos melhorar algumas coisas Amanhã vamos enfrentar o Japão e buscar essa classificação. Temos total condição de vencer, não vai ser uma partida fácil, mas estamos lutando uma pela outra e vamos em busca da classificação”, disse.

O Brasil aparece na terceira colocação do Pré-Olímpico, com 14 pontos, após vitórias sobre Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico e Bélgica, e derrota para a Turquia. As duas seleções mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Tóquio. Japão e Turquia ocupam os postos neste momento e o Brasil é a única seleção que pode desbancar ambas na última rodada. Com um jogo a menos, Japão e Turquia aparecem na frente do Brasil. As japonesas lideram, com 15 pontos, seguidas pelas turcas, que também têm 15, mas um saldo de sets pior do que as asiáticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações